Departamentos

Departamento de Saúde

O Departamento de Saúde do Sindicato atua em defesa do trabalhador ao cobrar dos bancos políticas de prevenção às doenças do trabalho e melhoria da qualidade de vida dos bancários. Orienta também os trabalhadores sobre os seus direitos em caso de adoecimento, intervindo junto aos bancos e à Previdência Social.

Muitos bancários se conscientizaram sobre o adoecimento no trabalho e iniciaram tratamento. Além disso, muitas demissões foram revertidas administrativamente e várias doenças tiveram seu reconhecimento pela Previdência.

O Sindicato vem impedindo que bancos concretizem a demissão de trabalhadores acometidos por doenças relacionadas ao trabalho ou não, realiza acompanhamentos à Previdência e verifica de perto a postura dos peritos do INSS.

Em 2016, os trabalhadores conquistaram a criação de grupos de trabalho para apurar e prevenir o adoecimento mental, sempre cobrando dos bancos investimento em segurança, fim das metas abusivas e fim do assédio moral. Entre as conquistas ligadas à saúde, fruto de muita luta, estão também a garantia de antecipação do salário ao trabalhador adoentado e a manutenção de diversos direitos durante o afastamento.

Departamento de Comunicação

Através de seu Departamento de Comunicação, o Sindicato mantém o bancário bem informado sobre os seus direitos e divulga as ações políticas do Sindicato. Através do portal, do jornal da entidade e de outras publicações, o bancário fica por dentro de todas as informações diárias da categoria.

Em 2016, o Sindicato colocou no ar uma nova versão de seu site, que permite acesso mais rápido e fácil a notícias, documentos e serviços.

Através do portal, bancárias e bancários podem também acessar o serviço Fale Conosco . Os trabalhadores podem enviar, através deste formulário, suas sugestões, opiniões, dúvidas, elogios e críticas sobre a atuação do Sindicato. Esta é mais uma forma de aproximar a entidade da categoria.

Departamento Jurídico

O Departamento Jurídico do Sindicato mantém uma equipe de advogados habilitados para orientar os bancários em temas trabalhistas e previdenciários.

Nos conflitos trabalhistas, o Sindicato oferece a seus filiados assistência jurídica sem quaisquer custos através de profissionais especializados e de vasta experiência em demandas de bancários.

Além das ações individuais, o Departamento Jurídico do Sindicato atua em demandas coletivas que têm grande potencial de benefício para categoria bancária, tais como correção do saldo do FGTS, isenções tributárias, diferença de horas extras pela aplicação do divisor correto, revisão de aposentadorias, manutenção e extensão de assistência médica e hospitalar corporativa, entre outras.

O Departamento Jurídico acompanha também as homologações das rescisões contratuais, para identificar eventuais nulidades e abusos, e promove aconselhamento do bancário acerca dos seus direitos.

O Departamento atua ainda na prevenção de doenças/acidentes e na denúncia de condições inadequadas de trabalho, seja através de pedidos de mediação ou fiscalização junto ao Ministério do Trabalho, seja através de representações ao Ministério Público.

Central de Sócios e Arrecadação

A Central de Sócios e Arrecadação cuida da associação de bancárias e bancários ao Sindicato. É este setor que realiza e administra a sindicalização dos trabalhadores da base de BH e região.

Email: csa@bancariosbh.org.br