Foto: Jailton Garcia – Contraf-CUT

Chegou ao fim, na última sexta-feira, 22, em São Paulo, o Seminário Nacional de Estratégia do Ramo Financeiro, que reuniu representantes de todo o país e contou com discussões sobre os rumos da Contraf-CUT e da luta dos trabalhadores bancários no Brasil. O Sindicato participou do evento representado por sua presidenta Eliana Brasil e diretores.

A abertura do Seminário Nacional foi realizada no dia 20 de maio, quarta-feira, com a participação do ex-presidente Lula e do presidente da CUT, Vagner Freitas, que analisaram a conjuntura nacional e os rumos da sociedade juntamente com o presidente da Contraf-CUT, Roberto Von Der Osten (Betão).

Durante o evento, foram realizadas discussões sobre as estratégias de luta e ação sindical e os participantes também se reuniram em grupos para realizar debates temáticos. Na quinta-feira, dia 21, os temas foram “Construir a Confederação do Ramo Financeiro e o Macrossetor da CUT”, “Fortalecer o sindicalismo combativo e independente”, “Ampliar e qualificar a ação do movimento sindical” e “A política Internacional da Contraf-CUT”. Já na sexta-feira, 22, os temas foram “Reformas e luta por um Estado democrático”, “Sistema Financeiro”, “Defender as empresas públicas” e “Defender os direitos dos trabalhadores”.

Também ocorreram palestras com a presença de pesquisadores e representantes de diversas entidades ligadas ao setor.

“Contamos com presenças marcantes no Seminário, como a do ex-presidente Lula, que contribuíram para o enriquecimento de nossas discussões sobre os rumos de nossa luta nacionalmente. Os debates foram fundamentais para reforçarmos a importância da categoria bancária e de nossa organização para o movimento dos trabalhadores e para traçarmos estratégias de enfrentamento no atual contexto político”, afirmou a presidenta do Sindicato, Eliana Brasil.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT

Compartilhe: