Bancárias e bancários do BB elegerão representantes sindicais de base entre 20 e 24 de dezembro

14/12/2021

Banco do Brasil
Bancárias e bancários do BB elegerão representantes sindicais de base entre 20 e 24 de dezembro

Entre os dias 20 e 24 de dezembro, funcionárias e funcionários do Banco do Brasil elegerão Representantes Sindicais de Base em cada unidade da base de BH e região. Devido à pandemia, o processo de votação será virtual. 

Os eleitos tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2022 e o mandato vai até 31 de dezembro de 2022. Qualquer bancário sindicalizado pode se candidatar e todos os funcionários e funcionárias, sindicalizados ou não, têm direito a votar. A partir da notificação da sua eleição ao BB, os eleitos gozarão da mesma estabilidade no emprego assegurada aos dirigentes sindicais.

O Representante Sindical de Base é fundamental para a organização dos bancários e bancárias. Nos vários temas do dia a dia dos bancários, ele atua juntamente com o Sindicato, na mediação de conflitos no local de trabalho, assim como divulgando assuntos de interesse da categoria.

As inscrições foram realizadas entre os dias 6 e 10 de dezembro.

 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – PARA ESCOLHA DOS REPRESENTANTES SINDICAIS DE BASE DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Belo Horizonte e Região, na pessoa de seu presidente Ramon Silva Peres,  democraticamente  eleito no último pleito, convoca os funcionários do Banco do Brasil, para a escolha dos Representantes Sindicais de Base, que realizar-se-á nas cidades que compõem sua base territorial, nos dias 20 a 24 de dezembro de 2021, em todas as unidades do Banco do Brasil, por meio de processo eleitoral eletrônico que será disponibilizado a partir das 0:00hs do dia 20.12.2021 até as 23h59 do dia 24.12.2021. A convocação é realizada na forma da regulamentação descrita na Cláusula 56ª - Anexo II do Acordo Coletivo de Trabalho celebrado entre o Banco do Brasil/Contraf 2020/2022. Para ser candidato a representante sindical de base, o empregado tem que ser filiado ao Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região. Todos os funcionários do Banco do Brasil poderão votar independentemente de serem sindicalizados. A representação sindical de base no Banco do Brasil será constituída levando-se em conta a quantidade de funcionários lotados em cada dependência do Banco, limitada a 1 (um) representante por grupamento de até 80 (oitenta) funcionários do Banco na base do sindicato local, com o mínimo de 1 (um). Respeitado o limite estabelecido para a base sindical, a distribuição dos Representantes Sindicais de Base será de, no máximo, 1 (um) representante por grupamento de 50 (cinquenta) ou de 1 (um) representante nas dependências com menos de 50 (cinquenta) funcionários. No caso da PSO, o limite de 01 representante por grupamento de 50 funcionários se dará pela lotação da dependência vinculada à PSO (SOP) e não pela lotação do prefixo da PSO. As inscrições dos interessados poderão ser feitas entre os dias 06 (seis) a 10 (dez) de dezembro de 2021, através do e-mail: secgeral@bancariosbh.org.br contendo as seguintes informações: (Prefixo/Nome da Dependência, Matrícula/Nome completo do Candidato, Endereço Residencial, Telefones comercial/pessoal, e e-mail). O processo de votação será por meio eletrônico em decorrência da pandemia da Covid-19. O procedimento de como se dará a votação/coleta de votos pelo sistema eletrônico será divulgado nos meios de comunicação institucional do SEEB/BH e Região. As eleições serão realizadas nos dias acima mencionados e o mandato dos Representantes Sindicais de Base iniciar-se-á no dia 01.01.2022, e seu término se dará no dia 31.12.2022. Por força de cláusula pactuada no Acordo Coletivo de Trabalho em vigor, os Representantes Sindicais de Base gozarão, a partir da notificação da sua respectiva eleição ao Banco, da estabilidade no emprego assegurada aos Dirigentes Sindicais, prevista no art. 543 da CLT. Belo Horizonte, 01 de dezembro de 2021 – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Belo Horizonte e Região - Ramon Silva Peres – Presidente.

 

Outras notícias