Lucro da CAIXA despenca

Lucro da CAIXA despenca

O lucro líquido contábil da CAIXA foi de R$ 2,542 bi no primeiro trimestre de 2022, o que representa uma queda de 44,6% em relação ao mesmo período de 2021, quando havia sido de R$ 4,584 bi. Essa queda se deve ao fato de que, em 2021, o resultado foi inflado por evento não recorrente vinculado à venda de participação na Caixa Seguridade. O resultado, em 2022, não sofreu influências de eventos não recorrentes.

“Ao compararmos o lucro líquido contábil desse primeiro trimestre com o de 2021, a diferença é de 44, 6%. Esse número mostra o impacto da venda de ativos no balanço do primeiro trimestre de 2021 e a diferença do resultado deste ano, quando não houve a venda de ativos”, explicou a representante eleita dos empregados no Conselho de Administração do banco, Rita Serrano.

Por trás dos números - A coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt, ressaltou, ainda, que é importante analisar os dados do balanço apresentado pela Caixa, sem limitar a análise aos números apresentados. “A elevação da taxa Selic, que causa diversos danos à sociedade, como a redução dos investimentos no setor produtivo, a dificuldade de retomada do crescimento da economia e a manutenção do desemprego em níveis elevados, também afeta os resultados da Caixa”, disse ela, ao lembrar que a elevação da taxa Selic aumentou as despesas de intermediação financeira em 120,3%, contribuindo para a diminuição de 11,9% do resultado bruto da instituição neste quesito.

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf - CUT

Outras notícias