Santander: queda de resultados é alerta para todo sistema financeiro

03/02/2023

Santander
Santander: queda de resultados é alerta para todo sistema financeiro

O Santander divulgou, nesta quinta-feira, 2, seus resultados financeiros do quarto trimestre de 2022. O banco apresentou Lucro Líquido gerencial de R$ 12,9 bilhões, queda de 21,1%, em relação a 2021. Também houve queda do Lucro Líquido gerencial de 45,9% no 4º trimestre, em relação ao 3º trimestre anterior. Segundo explicação do próprio Santander, entre os fatores para esses resultados está o crescimento dos créditos de liquidação duvidosa (PDD), principalmente devido ao caso das Lojas Americanas.

Empregos e agências - Em relação aos empregos, a holding encerrou 2022 com 52.603 vagas, com abertura de apenas 56 postos de trabalho em doze meses. No trimestre, foram abertos 1.389 postos de trabalho. Vale lembrar que, no terceiro trimestre de 2022, o Santander havia fechado 385 postos de trabalho. Em 2022, o banco também fechou 286 agências e 118 postos de trabalho.

A coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, Lucimara Malaquias, avalia que o aumento de créditos de liquidação duvidosa, poderá causar impactos na PLR. “Análises estão sendo feitas para avaliar o tamanho real dos resultados que o banco apresentou hoje”, afirmou.  Lucimara destacou, ainda, que a queda de 4,9 p.p da ROE poderia impactar em reduções no pagamento no Programa da Participação nos Resultados Santander (PPRS). “Porém, isso não vai ocorrer, graças à negociação do aditivo Santander, que impede a alteração das faixas, como pretendia o banco”, explicou.

Por isso é tão importante fortalecer nossa mobilização! É a união da categoria que protege os direitos das bancárias e dos bancários. Faça parte do Sindicato acessando agora nossa Sindicalização Digital (LINK).

Veja aqui os Destaques de Demonstrações Financeiras do Santander – exercício de 2022.

 

Outras notícias