O Sindicato apoia a Chapa 1 – Movimento em Defesa da Caixa nas eleições da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae). Empregadas e empregados da CAIXA associados às 27 Apcefs devem ir às urnas, nos dias 17 e 18 de março, para eleger a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal da entidade. A participação é fundamental para o fortalecimento do movimento associativo dos empregados da CAIXA.

Prestes a completar 49 anos de fundação, a Fenae se consolidou como uma entidade que participa efetivamente da organização dos trabalhadores do banco público. A Federação esteve presente nas mobilizações por conquistas históricas da categoria como a jornada de seis horas e do direito dos bancários da CAIXA à sindicalização, em 1985; democratização do país, reintegração dos empregados demitidos no governo Collor, defesa da CAIXA 100% pública e dos direitos dos trabalhadores.

“A Fenae, historicamente, vem desempenhando uma importante parceria com as entidades sindicais na organização, mobilização e lutas dos bancários e da classe trabalhadora em todo o país, além de promover o bem-estar do pessoal da CAIXA, através do esporte, cultura, lazer, educação, dentre outras ações”, destaca o presidente da Federação, Jair Pedro Ferreira.

Segundo o dirigente, nesse momento de ataque às empresas públicas e aos direitos dos trabalhadores, o fortalecimento das entidades representativas é essencial para fazer o enfrentamento com o governo. “Por isso, convidamos todos os associados das Apcefs a participar do processo eleitoral”, acrescenta Jair Ferreira.

A Diretoria Executiva da Fenae é composta de 17 membros efetivos, abrangendo áreas relevantes para atuação da entidade, como responsabilidade social, cultura, esportes, saúde e previdência, formação e relações trabalhistas.

Outra iniciativa importante foi a criação, em 2016, das diretorias regionais com o objetivo de aproximar ainda mais a Federação dos empregados da CAIXA, sobretudo dos associados, contemplando maior participação de representantes de todo o país nas decisões da entidade. O Conselho Fiscal da Fenae possui três efetivos e três suplentes.

Como votar

Estão aptos a votar os associados às Apcefs até 31 de agosto de 2019, o que corresponde a 50.566 empregados e empregadas da CAIXA ativos e aposentados de todo o país.

As urnas para coleta do voto estarão nas unidades da CAIXA e nas sedes das Apcefs, das 9 às 18h, nos dias 17 e 18 de março. Para votar, é necessário apresentar documento oficial com foto.

Caso algum associado apresente-se à mesa coletora e seu nome não conste na lista de votação, ele poderá votar em separado. Já os aposentados poderão votar na agência onde têm conta ou na sede da Apcef.

Chapa 1

Apenas uma chapa concorre ao pleito. A Chapa 1 “Movimento em Defesa da Caixa” é encabeçada pelo atual vice-presidente da Fenae, Sergio Takemoto. Integram ainda a chapa os seguintes candidatos:  Marcos Aurélio Saraiva Holanda (CE) – Vice-Presidente; Clotário Cardoso (MG) – Diretor de Administração e Finanças; Carlos Alberto Oliveira Lima (RJ) – Diretor de Esportes; Nilson Alexandre de Moura Junior (SP) – Diretor Sociocultural; Moacir Carneiro da Costa (BA) – Diretor de Comunicação e Imprensa; Vera Lucia Barbosa Leão (GO) – Diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas; Jair Pedro Ferreira (DF) – Diretor de Formação; Rita de Cássia Santos Lima (ES)  – Diretora de Relações do Trabalho; Fabiana Cristina Meneguele Matheus (SP) – Diretora de Saúde e Previdência; Rachel de Araújo Weber (RS) – Diretora de Políticas Sociais; Francisca de Assis Araújo Silva (PI) – Diretora de Impacto Social; Jerry Fiusa dos Santos (RO) – Diretor Região Norte; Paulo Roberto Massetti Moretti (PE) – Diretor Região Nordeste; José Herculano do Nascimento Neto (DF) – Diretor Região Centro-Oeste; Dionísio Reis Siqueira (SP) – Diretor Região Sudeste; Naiara Machado da Silva (RS) – Diretora Região Sul; Conselho Fiscal: Marco Antonio Zanardi (SC) – 1º Conselheiro; José Megume Tanaka (PR) – 2º Conselheiro; Maria Rita Serrano (SP) – 3ª Conselheira; Giselle Maria Araújo Lima de Menezes (MA) – 1ª Suplente do Conselho; Emanoel Souza de Jesus (BA) – 2º Suplente do Conselho Fiscal; Paulo Roberto Damasceno (MG) – 3º Suplente do Conselho.

Saiba mais sobre a Chapa 1 na página do Facebook: www.facebook.com/Chapa1Movimento

Saiba mais sobre o processo eleitoral em www.fenae.org.br/eleicoesfenae2020.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT

 

Compartilhe: