Os trabalhadores e trabalhadoras do ramo financeiro da base dos sindicatos filiados à Fetrafi-MG presentes na 14ª Conferência Estadual dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Minas Gerais 2012, que ocorreu entre os dias 6 e 8 de julho, no Hotel Tauá, em Caeté-MG debateram várias questões de interesse da categoria e elegeram os delegados de Minas Gerais para a Conferência Nacional.

 

Foto: Arquivo Sindicato

Durante a Conferência foram eleitos os representantes de Minas Gerais nas COEs de cada banco, nas CEE da CAIXA e do Banco do Brasil, nas Comissões Temáticas e definida a proposta de índice de reajuste que deverá ser levada à Conferência Nacional, composta pelo índice da inflação mais 5% de ganho real. Foram proferidas palestras sobre diversos temas de interesse dos trabalhadores como saúde do trabalhador, sistema financeiro, conjuntura nacional e Campanha Nacional dos Bancários 2012/2013. Os cerca de 100 bancários presentes no evento elegeram os 38 delegados e os quatro observadores a que Minas Gerais tem direito.

 

Os temas que orientaram a Convenção Estadual foram os mesmos que nortearão a Conferência Nacional com quatro grandes eixos, sendo que o eixo sobre emprego, abordou terceirização, correspondente bancário, rotatividade e demissões. O eixo sobre remuneração debateu aumento real, aumento do piso, PLR, previdência e PCS. O eixo três debateu condições de trabalho, saúde e segurança bancária e o eixo quatro discutiu Sistema Financeiro Nacional, abordando redução dos juros, regulação do Sistema Financeiro e a realização de Conferência sobre o Sistema Financeiro.

 

Foto: Arquivo Sindicato

Para a presidenta do Sindicato, em exercício, Eliana Brasil, mais uma vez a Conferência Estadual cumpriu o seu papel ao abrir o espaço democrático de discussão sobre os principais temas de interesse da categoria bancária com vistas a Conferência Nacional que irá definir os rumos da Campanha Salarial 2012/2013. “Durante a Conferência Estadual pudemos amadurecer os debates sobre temas fundamentais que nortearão a nossa campanha salarial deste ano, além de elegermos os delegados de Minas que irão participar da Conferência Nacional”, afirmou.

 

 

 

 

 

Compartilhe: