Os empregados da CAIXA em Minas Gerais, reunidos no dia 20 de abril em seu 23º Encontro Estadual, debateram temas importantes para a categoria e elaboraram as propostas específicas que serão levadas ao 29º Congresso Nacional dos Empregados da CAIXA, a ser realizado entre os dias 17 e 19 de maio. No evento, no qual o estado de Minas Gerais será representado por uma delegação eleita durante o Encontro Estadual, será elaborada a pauta de reivindicações específicas que norteará a campanha salarial 2013/2014.

Entre os diversos temas debatidos pelos empregados, estavam condições de trabalho e saúde do trabalhador, condições de funcionamento das unidades de trabalho, Saúde Caixa, Funcef, aposentados, segurança bancária, representação no Conselho de Administração da CAIXA, jornada de trabalho, Sipon, isonomia, carreira, terceirização e contratação.

Além de contar com a participação do deputado estadual pelo PT, André Quintão, que realizou uma análise da conjuntura política e econômica do Brasil, ressaltando a importância da mobilização dos trabalhadores neste cenário, o Encontro Estadual também teve a presença da técnica do Dieese, Vivian Machado, que apresentou aos bancários os números da CAIXA no ano de 2012.

Apesar de ressaltar a importância da participação dos trabalhadores nas discussões que iniciam os debates da campanha salarial, o empregado da CAIXA e presidente do Sindicato, Cardoso, lamentou a falta de interesse que resultou em pouca participação. “Apesar de o Sindicato ter publicado chamadas no jornal, no site e visitado todos os prédios e agências para conscientizar os trabalhadores sobre a importância da mobilização, neste Encontro tivemos pouca participação. Volto a enfatizar que estes debates são fundamentais na organização da nossa campanha salarial. Os empregados tem que se lembrar que até hoje nenhuma conquista veio de graça. Todas foram fruto de muita luta e esforço da categoria. Portanto, é fundamental a nossa união para garantir e ampliar conquistas através de novas vitórias”, afirmou.

Compartilhe: