Foto: Contraf-CUT

 

O 30º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB) Olivan Faustino começou, na manhã desta quinta-feira, 1º, em São Paulo, com o tema “Em defesa do Banco do Brasil e dos seus funcionários na era digital e do desmonte”. A mesa de abertura foi composta por toda a Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB). O evento vai até esta sexta-feira, 2.

Para Wagner Nascimento, diretor do Sindicato e coordenador da CEBB, os 30 anos do Congresso são um marco. “Eu sempre falo que o evento mais difícil é o próximo que a gente participa. Não sabemos o que vamos enfrentar daqui para frente. Mas sabemos que nossa missão é sempre defender os bancos públicos e, principalmente, defender os empregos. Defender a existência, independente do formato que eles estejam”, afirmou.

Wagner explicou, ainda, que a ideia de fazer um congresso unido e dividido em painéis é para que todos participem do debate de todos os assuntos. “Optamos por não termos grupos de trabalho divididos por temas pois todas as pautas são fundamentais para o nosso dia a dia. Nós temos o Congresso como referência para nossas negociações e, por isso, precisamos discutir todos juntos”, completou.

De acordo com Luciana Bagno, diretora do Sindicato, esse talvez não seja o Congresso mais importante, mas de longe o que acontece no momento mais difícil. “Desde 2015, as ameaças só aumentam e os ataques estão se concretizando. Desde o PDV, passando pela Cassi e pela Previ. Mais do que sair daqui com resoluções importantes que a gente precisa, precisamos sair com as nossas forças renovadas, para que a gente possa fortalecer a base, que procura essa força na gente. Para que juntos possamos passar por esse momento e com o tempo retomar as nossas conquistas”, afirmou.

30º CNFBB homenageia Olivan Faustino

No final das falas, foi realizada uma homenagem ao companheiro Olivan Faustino, histórico participante dos congressos do BB, que faleceu nesta quarta-feira, 31. O bancário foi, por muitos anos, representante da Federação Bahia e Sergipe na Comissão de Empresa dos Funcionários.

Depois da apresentação de vídeo em homenagem a Olivan, o coordenador da CEBB, Wagner Nascimento, informou que foi definido, em reunião da Comissão na noite de quarta-feira, 31, que o Congresso deste ano será denominado 30º CNFBB Olivan Faustino.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT

 

Compartilhe: