Após vinte anos, o Sindicato voltará a vestir o Obelisco da Praça Sete, em Belo Horizonte, com um preservativo gigante. O Bloco do Pirulito se concentrará nesta terça-feira, 5, às 17h na porta da entidade, na rua Tamoios, 611, no centro de Belo Horizonte, e seguirá com o desfile até o monumento, que será “vestido” às 19h.

O ato foi realizado pela primeira vez em 1994 quando, inspirado no exemplo de artistas franceses que “vestiram” um monumento de Paris um ano antes, o Sindicato cobriu o Pirulito. Em 2013, a entidade promoverá novamente o ato simbólico como forma de conscientizar a população e alertar sobre a importância da prevenção no combate ao vírus HIV e às doenças sexualmente transmissíveis.

O Carnaval Sem AIDS/DST teve início no dia 28 de janeiro e vai até 7 de fevereiro, com atividades em Belo Horizonte, Sete Lagoas e Itaúna. Este ano, o mote do evento é “Vacilou e não usou camisinha? Faça o teste!” com o objetivo de lembrar também a importância do diagnóstico da AIDS e das DST como forma de evitar sua proliferação e garantir mais qualidade de vida aos soropositivos.

O Sindicato distribuirá à população folderes informativos e preservativos, além de realizar a apresentação de esquetes teatrais em agências bancárias e desfilar com o Bloco do Pirulito também em Sete Lagoas, no dia 6 de fevereiro, e em Itaúna no dia 7.

Abaixo segue a programação completa:

28/01 a 07/02/2013 – Apresentação de esquetes teatrais nas agências bancárias de Belo Horizonte, Itaúna e Sete Lagoas

Belo Horizonte/MG – 05/02/2013 (terça-feira)
12h às 16h – Tenda com “Oficina Sexo Seguro” (com profissionais e apoio do SESC/MG) e Distribuição de Preservativos e Folderes – Praça Sete – quarteirão fechado da Rua Rio de Janeiro
17h – Abertura do “boteco” do Bloco do Pirulito na sede do SEEB/BH – Rua dos Tamoios, 611 – Centro
17h30 – Grito de Carnaval com ensaio geral do samba enredo e lançamento do CD do Bloco do Pirulito (Participação de Puxadores de Samba das Escolas do 1o Grupo do Carnaval do Rio de Janeiro)
18h – Desfile do Bloco do Pirulito com encerramento na Praça Sete com grande carnaval.
19h – Pirulito da Praça Sete será vestido com um preservativo gigante

Sete Lagoas/MG – 06/02/2013 (quarta-feira)
11h – Grito de Carnaval com apresentação do samba enredo do Bloco do Pirulito – Concentração na Praça do CAT JK
Tenda com atividades interativas com a população sobre sexo seguro (apoio SESC/MG – Sete Lagoas e Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas)
11h30 às 16h – Apresentação de esquetes teatrais nas agências bancárias

Itaúna/MG – 07/02/2013 (quinta-feira)
11h – Apresentação de esquetes teatrais nas Escolas Públicas de ensino médio
16h – Desfile do Bloco do Pirulito na abertura do carnaval de Itaúna

Compartilhe: