Lançada no dia 1º de dezembro durante as comemorações do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a 19ª edição do Projeto Carnaval Sem AIDS/DST do Sindicato se estenderá até o dia 16 de fevereiro com apresentações de esquetes e desfile do Bloco do Pirulito em Itaúna.

O projeto, realizado em parceria com o SESC-MG, Belotur e coordenadorias Municipal e Estadual DST/AIDS, foi criado em 1994 e se propõe a disseminar informações e orientar a população sobre a necessidade do uso de preservativo nas relações sexuais, reafirmando a importância da prevenção contra o vírus HIV. Várias ações socioeducativas e culturais estão previstas até fevereiro nas cidades de Belo Horizonte, Itaúna e Sete Lagoas.

Nesta edição, o Projeto busca estimular a responsabilidade dos jovens sobre sua saúde sexual. Não somente em relação à prevenção da gravidez precoce, mas principalmente sobre a importância do uso da camisinha como único método eficaz contra a contaminação das AIDS/DST.

Estudos apontam que o receio de contrair o HIV e outras doenças faz com que a maioria dos jovens usem a camisinha apenas na primeira relação sexual. Com o tempo, no entanto, o medo da Aids cai por terra, e só fica o receio de uma gravidez indesejada. A campanha busca conscientizar todos de que a AIDS/DST não afeta apenas o outro, mas que todos são vulneráveis.
Para Eliana Brasil, diretora de Cultura do Sindicato, o lançamento do 19º Projeto Carnaval sem AIDS/DST, foi um sucesso.”A participação da população, com destaque para  os jovens com sua alegria contagiante, deu uma energia especial ao evento. Foi muito gratificante  também ver o pessoal da “melhor idade” se unir à juventude nas tendas temáticas para buscar informações e adquirir kit´s preventivos, com muito entusiasmo e alto astral”, afirmou.

PROGRAMAÇÃO
23/01 a 10/02/2012

Apresentações de esquetes teatrais nas agências bancárias de Belo Horizonte, Itaúna e Sete Lagoas.

Belo Horizonte
14/02/2012 (terça-feira):
17:00h – Abertura do boteco do Bloco do
Pirulito na sede do SEEBBH.
(Rua Tamoios, 611 – Centro/BH)
17:30h – Grito de Carnaval com ensaio
geral do samba enredo e lançamento
do CD do Bloco do Pirulito.
18:00h – Desfile do Bloco do Pirulito
(Concentração: Rua Tamoios, 611 – Centro).

Sete Lagoas
15/02/2012 (quarta-feira):
11:00h – Desfile do Bloco do Pirulito
(Concentração: Praça do CAT JK).

Itaúna
16/02/2012 (quinta-feira):
11:00h – Apresentações de esquetes teatrais
nas Escolas Publicas de ensino médio
16:00h: Desfile do Bloco do Pirulito
(Concentração: Praça da Lagoinha).

Compartilhe: