Bancárias e bancários de Minas Gerais realizam, entre os dias 18 e 20 de julho, a 16ª Conferência Estadual dos Trabalhadores do Ramo Financeiro. O evento, organizado pela Fetraf-MG, será realizado no Hotel Fazenda Tauá, distrito de Roças Novas, no município de Caeté, e é aberto a todos os trabalhadores e trabalhadoras do ramo financeiro da base dos sindicatos filiados à Federação.

Durante o evento, serão ministradas palestras sobre o sistema financeiro e a conjuntura atual do Brasil, tratando de temas importantes para alimentar os debates dos participantes.

Os eixos temáticos da Conferência Estadual serão os mesmos que nortearão a Conferência Nacional. Dentro do tema Emprego, serão discutidos o corte de postos de trabalho, a Rotatividade e a terceirização; dentro de Reestruturação Produtiva no Sistema Financeiro serão tratados o banco do futuro, os correspondentes bancários e os bancos pelo celular; no tema Remuneração, os participantes debaterão aumento real, PCS, piso salarial e PLR; já no tema Saúde e Condições de Trabalho, serão debatidas questões como metas, assédio moral e segurança bancária.

Dentro dos quatro grupos temáticos será tratada também a estratégia para a Campanha Nacional 2014. As propostas aprovadas na Conferência Estadual serão levadas à Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada em São Paulo entre os dias 25 e 27 de julho.

Para a diretora do Sindicato, Eliana Brasil, a Conferência Estadual é uma importante oportunidade para que bancárias e bancários de Minas Gerais possam discutir sobre suas reivindicações e construir propostas a serem levadas à Conferência Nacional. “Através das palestras e discussões temáticas, podemos amadurecer o debate, enriquecido pelas representações de todo o estado, e elaborar propostas que realmente atendam às reivindicações da categoria. A participação na Conferência Estadual é de extrema importância para a construção de mais uma Campanha Nacional forte e vitoriosa”, ressaltou.

Confira a programação completa da Conferência:

18 de julho

15h00 às 19h00 – Credenciamento
16h00 – Terceirização – Impactos no Ramo Financeiro – Repercussão geral dada pelo STF – Doutor Eymard (assessor sindical) e Doutor Luciano (assessor CUT Minas)
19h30 – Mesa de abertura

19 de julho
09h00 
– Reabertura do credenciamento
09h30 às 10h00 – Leitura e aprovação do Regimento Interno
10h00 às 11h30 – Suicídio no Trabalho – Nilson Berenchtein Netto (Mestre em Psicologia Social, doutor em Psicologia da Educação, professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri)
11h30 às 12h30 – Assédio – Do Moral ao Psicossocial – Carlos Eduardo (Doutor e mestre em Psicologia pela UFMG, graduado em Psicologia pela PUC) e Ana Paula (assistente social e assessora Sintraf Juiz de Fora)
12h00 – Encerramento do credenciamento
14h00 às 15h30 – Articulação entre Trabalho Produtivo e Trabalho Reprodutivo – Marilane O. Teixeira (economista e pesquisadora do Cesit Unicamp e assessora sindical)
15h30 às 16h30 – Conjuntura brasileira e a questão do trabalho bancário – Moisés da Silva Marques (Professor de Relações Internacionais e pesquisador do Centro de Pesquisa 28 de Agosto)
16h30 as 17h30 – Nova reestruturação do setor financeiro e dos serviços – Vívian M. O. Rodrigues (Economista técnica do Dieese)
17h30 às 19h00 – Trabalho em grupo

20 de julho

09h30 às 10h30 – Apresentação da Pesquisa Estadual dos Bancários
Magaly Lucas Fagundes – Presidenta da Fetraf-MG
Eliana Brasil – Presidenta do Sindicato dos Bancários de BH e Região
10h30 às 11h00 – Campanha Nacional dos Bancários 2014 – Contraf-CUT
11h00 às 12h00 – Apresentação dos trabalhos em grupo
12h30 às 13h00 – Discussão das polêmicas e aprovação das propostas para a Minuta Nacional
13h00 às 13h30 – Eleição dos delegados à 16ª Conferência Nacional, indicação dos representantes das Comissões Temáticas e Comissões de Empresa
13h30 às 14h30 – Encerramento

Compartilhe: