Fotos: Arquivo Sindicato

Neste sábado, 20, segundo dia da 15ª Conferência Nacional dos Bancários, bancárias e bancários deram início às atividades com a aprovação do Regimento Interno de evento. O documento foi lido pela mesa e aprovado por unanimidade por delegadas e delegados.

Em seguida, a socióloga e técnica do Dieese, Bárbara Vazquez, apresentou a delegadas e delegados a Consulta Nacional dos Bancários, elaborada com base em informações coletadas e organizadas nas bases pelos sindicatos e federações.

O relatório contou com as respostas de mais de 37 mil bancárias e bancários de todo o Brasil e apontou o panorama e as demandas da categoria.
Dentre as várias questões abordadas na pesquisa, 68% dos trabalhadores afirmaram que a mídia brasileira é parcial e 76% concordaram com debates sobre um marco regulatório baseado na democratização dos meios de comunicação.

A programação da manhã inclui ainda uma análise de conjuntura realizada por Márcio Monzane, chefe da UNI Finanças, e Altamiro Borges, coordenador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itacaré.

Durante a tarde, delegadas e delegados se reunirão em quatro grupos temáticos para discutir as propostas que serão levadas à Plenária Final: Emprego, Reestruturação Produtiva no Sistema Financeiro, Remuneração e Condições de Trabalho.

Compartilhe: