CongressosCAIXAeBB_16jun

A investida do governo interino e ilegítimo de Michel Temer contra as estatais tornou-se evidente desde o primeiro momento em que assumiu o poder. É neste contexto, de grande preocupação, mas também de muitas mobilizações em defesa das empresas públicas, que os bancários da CAIXA e do Banco do Brasil iniciam, nesta quinta-feira, 16, seus congressos nacionais. Durante os eventos, serão discutidas e definidas as pautas específicas de reivindicações para a Campanha Nacional dos Bancários 2016.

Estes serão congressos históricos, em que bancárias e bancários marcarão sua resistência em defesa dos bancos públicos, ameaçados pelo projeto privatista representado pelo governo de Temer. Entre as pautas, serão discutidas também questões específicas relativas a emprego, remuneração, saúde, segurança e igualdade de oportunidades.

O 32º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef) e o 27º Congresso Nacional dos Funcionários do BB ocorrem no Hotel Holiday Inn, no Anhembi, em São Paulo. Com o objetivo de debater a grande ameaça que Michel Temer representa ao patrimônio público, a Contraf-CUT realiza também, no mesmo local, o 1º Seminário Nacional em Defesa do Bancos Públicos.

Além dos bancários da CAIXA e do BB, de outros bancos públicos e privados, o Seminário irá reunir diversos atores da sociedade civil, movimentos sindicais, sociais, populares e parlamentares.

Congressos

Os congressos dos bancários da CAIXA e do BB seguem até domingo, 19 de junho. Cerca de 800 delegados e delegadas, de todo o país, devem participar dos encontros, que debaterão as demandas dos trabalhadores das instituições financeiras. Os representantes de Minas Gerais nos dois eventos foram definidos durante os encontros estaduais da CAIXA e do BB, realizados no dia 21 de maio em Belo Horizonte.

Após a aprovação das pautas específicas, que serão encaminhadas aos bancos, os trabalhadores também participam da 18ª Conferência Nacional dos Bancários, de 29 a 31 de julho, em São Paulo, quando será discutida e definida a pauta geral de reivindicações deste ano, de toda a categoria bancária.

 

Programação

Quinta-feira – 16 de junho

19h – Abertura conjunta do 27º CNFBB e do 32º Conecef

Sexta-feira – 17 de junho

9h às 16h – Seminário Nacional em Defesa dos Bancos Públicos

 

27º CNFBB

Sexta-feira – 17 de junho

17h – Leitura do regimento Interno

17h30 – Apresentação das teses

Sábado – 18 de junho

9h30 –  Trabalho em grupos

15h – Plenária das correntes

Domingo – 19 de junho

10h às 13h – Deliberações finais no plenário geral

 

32º Conecef

Sexta-feira – 17 de junho

17h – Leitura do regimento interno

18h – Apresentação das teses

Sábado – 18 de junho

9h – Instalação e início dos trabalhos dos grupos

14h às 16h – Finalização dos trabalhos dos grupos

17h – Apresentação dos relatórios dos grupos

Domingo – 19 de junho

9h às 13h – Plenária Geral e encerramento

 

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT

Compartilhe: