Em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta quinta-feira, 18 de maio, na sede do Sindicato, bancárias e bancários do Bradesco da base de BH e região aprovaram, por unanimidade, a renovação de três acordos com o banco.

Conquistados pela categoria, os acordos coletivos terão validade de dois anos. São eles o acordo que trata do ponto eletrônico, o acordo que trata do treinamento para designados da CIPA e o acordo que garante os direitos da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários a funcionárias e funcionários da Bradesco Financiamentos.

Confira mais informações sobre cada um dos acordos:

 

Ponto eletrônico

O acordo fala sobre o Sistema Alternativo Eletrônico de Controle de Jornada de Trabalho adotado pelo Bradesco. O documento regula a utilização do ponto eletrônico por funcionárias e funcionários do banco, assegurando proteção aos trabalhadores.

Na cláusula terceira, por exemplo, o acordo impede que sejam feitas restrições à marcação do ponto, que seja feita marcação automática, que seja exigida autorização prévia para marcação de sobrejornada e que sejam alterados ou eliminados os dados registrados pelo empregado.

Entre outras questões, o acordo também regula a forma de funcionamento do controle e assegura ao Sindicato o acesso ao sistema sempre que houver dúvida ou denúncia de uso indevido.

 

Treinamento CIPA

Este acordo coletivo de trabalho trata do treinamento, a ser oferecido pelo Bradesco, de funcionárias e funcionários designados para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). A construção do documento foi feita com a participação dos trabalhadores, representados pela Contraf-CUT.

Entre diversos pontos, o acordo regula que o treinamento será realizado na modalidade de ensino à distância (EAD), por meio da internet corporativa (Treinet), em um curso intitulado “Programa de Capacitação Designado CIPA”. A carga horária do curso é de 20 horas, distribuídas em, no máximo, oito horas diárias. Ele deve ser realizado em local disponibilizado pelo banco, em horário normal de trabalho.

O curso é dividido em seis módulos: 1) Organização e funcionamento da CIPA e atividades do Designado; 2) Acidentes e Doenças do Trabalho e Noções de Legislação Previdenciária; 3) Estudo do ambiente, condições de trabalho e medidas de controle de riscos; 4) Organização do trabalho e Retorno ao Trabalho; 5) Medidas de prevenção (AIDS, LER/DORT e Incêndio); 6) Certificação Final.

O banco também se compromete, no acordo, a enviar aos sindicatos relação mensal dos trabalhadores designados ao Programa de Capacitação bem como as datas de conclusão do treinamento.

 

Bradesco Financiamentos

Este acordo trata da inclusão de funcionárias e funcionários da Bradesco Financiamentos à categoria bancária, uma conquista dos trabalhadores que foi aprovada em Assembleia realizada na sede do Sindicato em 2014.

Com o acordo, estes trabalhadores deixaram de ser enquadrados como agentes autônomos de comércio (comerciários) e passaram a ser bancários, garantindo os direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho, como PLR, vale-refeição, vale-alimentação e auxíliocreche/babá, assim como redução das jornadas.

O documento garante aos trabalhadores, ainda, descanso semanal remunerado de dois dias consecutivos, que coincidam com sábados e domingos, pelo menos duas vezes por mês; folga de caráter compensatório quando o trabalho ocorrer em feriado e pagamento adicional por cada dia de trabalho que coincidir com sábados, domingos e feriados.

 

Compartilhe: