Foto: SEEB-SP

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Representantes dos funcionários do Itaú entregaram ao banco, nesta quinta-feira, 28, em São Paulo, as reivindicações específicas dos funcionários dentro da Campanha Nacional 2016. A pauta conta com eixos sobre remuneração, emprego, saúde, condições de trabalho, previdência privada, segurança, igualdade de oportunidades, além de demandas sobre agências digitais. A minuta foi construída durante Encontro Nacional dos Funcionários do Itaú, entre os dias 7 e 8 de junho, em São Paulo, com a participação de bancários de todo o Brasil.

O fim das demissões e mais contratações no Itaú estão entre as principais reivindicações.  Levantamento do Dieese aponta que, desde 2011, o Itaú já fechou 21 mil postos de trabalho.

Durante a entrega da pauta ao banco, os trabalhadores destacaram a preocupação dos funcionários em relação ao emprego e cobraram responsabilidade social do banco. Os representantes dos funcionários chamaram atenção para a questão das agências digitais, que tem resultado na redução de postos de trabalho e na criação de novas relações de trabalho, com funcionários que, por exemplo, têm jornada de oito horas.

O fechamento de agências físicas e ampliação das digitais promove a eliminação de postos de trabalho e sobrecarrega para quem permanece no emprego. O banco já deixou claro, aos funcionários, que o projeto é estender as transações pelos canais digitais em todo o Brasil.

Fundação Itaú Unibanco

Os representantes dos trabalhadores também reivindicaram que o Itaú abra um canal de negociação para debater os planos de aposentadoria complementar, seja no âmbito dos planos administrados pela Fundação Itaú-Unibanco, ou mesmo os administrados diretamente pelo banco. Atualmente, mais de 40 mil funcionários não têm nenhum tipo de fundo de pensão.

A pauta entregue ao Itaú inclui a necessidade de discussões sobre os planos:

  • Futuro Inteligente
  • UBB Prev., tendo como origem um plano oriundo do banco Bandeirantes
  • Plano IJMS (Instituto João Moreira Sales)
  • Plano Futuro Inteligente
  • IAPP (Instituto Assistencial Pedro Di Perna)
  • Franprev, oriundo do Banco Francês e Brasileiro

O banco ficou de avaliar todas as reivindicações para que tenha início o processo de negociação. A expectativa dos trabalhadores é que haja entendimento, diante dos lucros bilionários que o banco segue obtendo mesmo na conjuntura de crise.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT

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