Bancárias e bancários do Santander se reuniram, nesta terça-feira, 14, por videoconferência, para debater sobre as condições de trabalho no banco em meio à pandemia do coronavírus e traçar os próximos passos para a luta em defesa dos direitos, do emprego, da saúde e da renda dos funcionários. O Sindicato participou do evento.

“O encontro foi fundamental para discutirmos as demandas dos funcionários do Santander e também as reivindicações gerais da categoria negociadas com a Fenaban. Mesmo com o Acordo Coletivo de Trabalho específico com o Santander já assinado, temos que fortalecer nossa luta para defender os direitos da categoria e seguir cobrando respeito do banco, contra as demissões e as cobranças para o cumprimento de metas abusivas”, afirmou o diretor do Sindicato, Wagner dos Santos.

O sindicato no mundo digital

Para o representante da Contraf-CUT nas negociações com o banco, Mario Raia, os sindicatos dos bancários são reconhecidos por sua constante presença nos locais de trabalho da categoria. “Este é o segredo do sucesso do movimento sindical bancário. E será mantido. Mas, neste momento de isolamento social, com grande parte dos funcionários trabalhando em home office, precisamos utilizar novas formas de comunicação e mobilização”, afirmou.

“Se não podemos marcar presença nos locais de trabalho, temos que fazer isso de outra forma. Por isso, usamos o encontro, também, para ampliarmos e aprimorarmos nossos conhecimentos de outras formas para nos comunicarmos com os bancários, onde quer que eles estejam”, explicou.

O consultor em comunicação, internet, redes sociais e TI, Ricardo Negrão, foi o responsável pelo momento de formação do encontro. Negrão falou sobre as mudanças necessárias para a atuação em rede.

“Essa experiência presencial não é mais possível e o método tradicional de distribuição de conteúdos não funciona mais. É aqui que entra a comunicação. E os sindicatos precisarão investir para que ela aconteça efetivamente e possa auxiliar na continuidade do relacionamento com as bases”, alertou o consultor.

“O bancário, assim como qualquer outra pessoa, é impactado a todo momento por diferentes métodos e canais. Nós também precisamos pensar em como atingi-lo”, disse Negrão. “Mas, não basta pensar na distribuição do conteúdo. Antes, precisamos definir objetivos e estratégias, com base em pesquisas. Escolher temas, linguagem, palavras-chave e quais canais serão utilizados. Somente depois disso vamos produzir e, aí, todos temos que colocar a mão na massa para a mensagem chegar onde a gente quer que ela chegue”, completou.

Negrão também disse que, com a campanha em andamento, é preciso monitoramento para saber se ela está atingindo o público definido e, se for o caso, realizar mudanças para melhorar seu desempenho.

Resoluções

O encontro também definiu pautas a serem levadas para debate na 22ª Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada na próxima sexta-feira, 17, e no sábado, 18, também por videoconferência.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT

 

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