Funcionárias e funcionários do Santander realizam, nos dias 13 e 14 de maio, uma Assembleia Geral Extraordinária virtual. Em pauta, estão o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) aditivo, o acordo do Programa de Participação nos Resultados Santander (PPRS) e os termos de compromisso Banesprev e Cabesp.

A plataforma para a Assembleia poderá ser acessada no site do Sindicato das 8h do dia 13 de maio às 18h do dia 14 de maio. O sistema é seguro e garante o sigilo dos trabalhadores. As instruções detalhadas para o acesso serão publicadas no dia 13 de maio.

A renovação dos acordos foi conquistada em mesa de negociação entre o banco e os representantes dos trabalhadores, com a participação do Sindicato. Eles garantem os direitos dos trabalhadores por mais dois anos.

Entre as 41 cláusulas do ACT aditivo, estão direitos importantes conquistados pelos funcionários do Santander. Veja alguns exemplos:

  • Adicional por tempo de serviço (cláusula 4)
  • Auxílio para filhos com deficiência (cláusula 9)
  • Sistema Alternativo de Controle de Jornada (cláusula 11)
  • Jornada de trabalho (cláusula 12)
  • Estabilidade provisória para empregados em regime de pré-aposentadoria (cláusula 21)
  • Assistência médico-hospitalar para empregado despedido (cláusula 23)
  • Plano de Cargos, Salários e Carreiras (cláusula 26)
  • Fórum de Saúde e Condições de Trabalho (cláusula 27).

Além disso, o ACT negociado este ano traz melhorias no programa de auxílio à educação (cláusula 10), com a extensão das bolsas para cursos de MBA, redistribuindo a quantidade total entre modalidades de primeira graduação, primeira pós-graduação e MBA.

Também foi conquistada a renovação do acordo de PPRS, que será reajustado pelo mesmo índice que for definido na Campanha Nacional dos Bancários. O acordo também trata da autorização do desconto de 1,5% a ser efetuado em função da negociação coletiva realizada.

O Comando Nacional dos Bancários e o Sindicato orientam a aprovação da proposta.

Veja vídeo sobre a Assembleia:

 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA ESPECIFICA

O SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE BELO HORIZONTE E REGIÃO – SEEB/BH, entidade sindical de primeiro grau, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 17.218.165/0001-37, neste ato representado por sua Presidenta, Eliana Brasil Campos, democraticamente eleita no último pleito, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto da Entidade, convoca todos os empregados bancários, associados ou não, que prestam serviços no Banco Santander S/A, na base territorial deste sindicato, para participarem da assembleia extraordinária específica que se realizará de forma remota/virtual durante o período das  08:00 horas do dia 13 de maio até às 18:00 horas do dia 14 de maio de 2020, na forma disposta no site www.sindicato.bancariosbh.org.br onde estarão disponíveis todas as informações necessárias para a deliberação acerca da aprovação dos seguintes instrumentos coletivos: Acordo Coletivo de Trabalho com cláusulas gerais e Termos de Compromisso anexos I, II e III, com vigência de 01/09/2020 a 31/08/2022; Acordo Coletivo de Trabalho para estabelecer o programa próprio intitulado Programa de Participação nos Resultados Santander (PPRS) com vigência de 01/01/2020 a 31/12/2021 que, inclusive, trata da autorização do desconto a ser efetuado em função da negociação coletiva realizada e Termo de Ratificação ao mesmo; Termo de Compromisso BANESPREV 2020/2022 e Termo de Compromisso CABESP 2020/2022, a serem celebrados com o Banco Santander (Brasil) S/A. Belo Horizonte, 11 de maio de 2020. Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Belo Horizonte e Região – Eliana Brasil Campos – Presidenta

 

Compartilhe: