Foto: Jailton Garcia – Contraf-CUT

Representantes dos funcionários do Santander de todo o Brasil entregaram, no dia 14 de agosto, em São Paulo, a minuta específica de reivindicações para a renovação do acordo aditivo do banco à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). A entrega foi realizada diretamente à diretora de RH do banco, Vanessa Lobato. O último acordo terá validade até o final das negociações, assim como o acordo do Programa de Participação nos Resultados Santander (PPRS) e os termos de compromisso Cabesp e Banesprev. Uma negociação com o banco será realizada na primeira quinzena de setembro em data que ainda será confirmada.

O Sindicato participou da entrega representado pelos diretores Davidson Siqueira e Wagner dos Santos. Em assembleia realizada na entidade no dia 13 de agosto, bancários da base de BH e Região aprovaram a pauta que havia sido definida no dia 8 de agosto em reunião realizada em São Paulo.

Foto: Arquivo Sindicato

Além da atualização de cláusulas do acordo vigente, há várias demandas da minuta anterior, de 2012, e novas propostas dos trabalhadores do banco, elaboradas a partir da consulta feita aos funcionários, que também apontaram as prioridades para as negociações específicas, destacando-se a garantia de emprego, mais contratações e a manutenção do plano de saúde na aposentadoria nas mesmas condições vigentes quando na ativa.

Os bancários do Santander são os únicos da iniciativa privada a contar com acordo coletivo aditivo. O instrumento garante uma série de conquistas e é fruto da mobilização dos trabalhadores oriundos do Banespa à época da sua aquisição pelo banco espanhol, durante o processo de privatizações do governo FHC, em 2000.

Compartilhe: