Trabalhadoras e trabalhadores de todo o país realizam, nesta quinta-feira, 20 de abril, um Dia Nacional de Mobilização em Defesa dos Bancos Públicos. O objetivo é defender o patrimônio dos brasileiros contra o enfraquecimento destas importantes instituições, assim como exigir a valorização dos bancários.

Um ato será realizado pelo Sindicato, a partir das 9h, na esquina das ruas dos Carijós com Espírito Santo, no centro de Belo Horizonte. No local, estão localizadas as agências Século da CAIXA e Carijós do Banco do Brasil. Além disso, bancárias e bancários dos bancos públicos se vestirão de preto durante o dia para mostrar sua indignação.

A estratégia de desmonte colocada em prática pelo governo Temer atinge em cheio os bancos públicos. Trabalhadores da CAIXA e do Banco do Brasil já sentem na pele os efeitos perversos desta política, que segue o mesmo caminho da era FHC: a desvalorização dos trabalhadores, o enfraquecimento do papel dos bancos públicos e as ameaças de demissões e de privatização.

Nos últimos meses, as direções da CAIXA e do BB realizaram planos de desligamento voluntário que causaram a diminuição de milhares de postos de trabalho. Sem reposição, faltam bancários nas agências e crescem a sobrecarga de trabalho, as pressões, o assédio moral e o adoecimento dos trabalhadores. Além disso, os dois bancos já anunciaram o fechamento de agências em todo o país, deixando clara a estratégia de desmonte.

Estas medidas prejudicam o importante papel que os bancos públicos têm no desenvolvimento do país e beneficiam apenas os bancos privados. Não é coincidência que os banqueiros foram alguns dos principais apoiadores da chegada de Temer ao poder. Agora, a fatura do golpe está sendo paga.

Por isso, é fundamental resistir. Participe da mobilização, vista-se de preto no dia 20 de abril e se manifeste contra o desmonte.

Ato do Dia Nacional de Mobilização em Defesa dos Bancos Públicos

Data: 20 de abril de 2017.
Horário: a partir das 9h.
Local: na esquina das ruas Carijós e Espírito Santo, no centro de Belo Horizonte. Próximo às agências Século da CAIXA e Carijós do Banco do Brasil.

Compartilhe: