diamobilizacoes1_25nov

O Sindicato participou, nesta sexta-feira, 25, em Belo Horizonte, da manifestação promovida por centrais sindicais e movimentos sociais contra as reformas que incluem retirada de direitos. Este Dia Nacional de Lutas, Mobilizações e Paralisações conta com a participação de várias categorias de trabalhadores e representantes de diversos setores da sociedade, com a realização de atos e paralisações em todo o Brasil.

Ao mesmo tempo em que promovem a mobilização nas ruas, trabalhadoras e trabalhadores têm atuado para impedir retrocessos no Congresso Nacional e também conter iniciativas prejudiciais do Supremo Tribunal Federal (STF) em questões trabalhistas, em temas como a terceirização.

Relator do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 30, sobre terceirização, o senador Paulo Paim (PT-RS) informou que na próxima quarta-feira, 30, vai apresentar seu texto, sem prever a possibilidade de terceirização em atividades-fim das empresas. As centrais se preocupam também com outro projeto de lei, o 4.302, na Câmara. O PL, que é de 1998, dormia desde 2008 e foi reapresentado na semana passada, com parecer favorável do relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Laércio Oliveira (SD-SE), vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio.

O ato desta sexta-feira foi marcado também por protestos contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, de congelamento de investimentos públicos, e cobrou mais recursos para a saúde e a educação públicas.

Compartilhe: