Na mesa de negociação desta quarta-feira, 26, os bancos voltaram atrás e mantiveram a regra atual da PLR. Porém, continuam oferecendo reajuste zero para a categoria este ano, com abono de R$ 1.656,22. Para 2021, propõem apenas a reposição da inflação (INPC) de forma parcelada: 70% em 1º de setembro e os 30% restantes em março de 2022. Uma nova negociação ocorrerá nesta quinta-feira 27, às 14h.

“Mesmo recuando em relação à PLR, os bancos continuam apresentando propostas rebaixadas sem justificativa, tendo em vista seus altos lucros. Bancárias e bancários não aceitam este desrespeito e estão mobilizados para exigir uma proposta decente, que reconheça os esforços diários dos trabalhadores. Além da plenária que realizamos ontem, quando a categoria demonstrou sua insatisfação, teremos Assembleia nesta quinta-feira, 27 de agosto. Contamos com a participação de todas e todos”, afirmou o presidente do Sindicato, Ramon Peres.

A Assembleia de bancárias e bancários de BH e região será realizada nesta quinta-feira, 27, a partir das 19h. O link para participação será disponibilizado no site do Sindicato amanhã.

Perdas

O reajuste zero significa uma perda real de 2,66% nos salários dos bancários. E o abono de R$ 1.656,22 corresponde à metade do que seria necessário para recompor, pela inflação de 2,74%, a remuneração anual do salário médio da categoria. Com este abono proposto, 74% da categoria teria perdas anuais em comparação ao reajuste pela inflação.

O abono não é incorporado ao salário. Portanto as negociações, em 2021, já começariam com o salário rebaixado. E, em 2021, os bancos propõem aplicar apenas a inflação parcelada em duas vezes. Com isso, os bancários teriam mais 6 meses de perdas salariais no próximo ano.

Outro ponto a ser levado em consideração é que a proposta econômica de reajuste zero para salários significa também reajuste zero para demais verbas, como VA e VR. E a inflação de alimentos dos últimos 12 meses foi de 8,3%. Significa também reajuste zero nos valores fixos e tetos da PLR.

O Comando Nacional dos Bancários criticou a proposta e espera que ela seja melhorada na negociação desta quinta-feira.

Fique atento

Para não perder notícias sobre a categoria bancária e os bancos, siga o Sindicato também pelo Facebook, pelo Instagram e pelo Twitter.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com SP Bancários

 

Compartilhe: