Fotos: Alessandro Carvalho

Com muita descontração e alegria, o Bloco do Pirulito tomou as ruas de Belo Horizonte nesta terça-feira, 10, como parte das atividades do 22º Carnaval Sem Aids/DST promovido pelo Sindicato dos Bancários de BH e Região. Os foliões se concentraram em frente à sede da entidade e partiram em desfile pelas ruas do centro da capital com muita música e a entrega de folderes informativos e preservativos à população, reforçando seu papel social na luta pela prevenção e combate da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.

A festa deste ano contou com a participação da bateria da escola Acadêmicos de Venda Nova e da Corte Real Momesca de Belo Horizonte eleita em 2015. No trio elétrico que percorreu as ruas do Centro, o samba-enredo desta edição do Carnaval, composto por Enilson Nascimento, foi entoado por Joel Swing e P.Sé Diminuta, da Unidos da Tijuca (RJ). Os atores da Cia dos Aflitos também fizeram parte da festa e acompanharam o Bloco desde a concentração.

O desfile seguiu até a Praça Sete, onde se localiza o Pirulito que dá nome ao bloco e é um dos marcos da capital mineira. A festa prosseguiu no local com muita animação dos foliões e adesão da população de BH.

O 22º Carnaval Sem Aids prossegue durante a semana em outras cidades de Minas Gerais. Em Sete Lagoas, o projeto se concentra, nesta quarta-feira, 11, na Praça JK, com barracas que oferecem orientações à população sobre Aids e outras DSTs, dengue e febre chikungunya, saúde bucal, exploração sexual de crianças e adolescentes e hidratação, além de aferição de pressão arterial. No mesmo dia, também ocorrem apresentações de esquetes teatrais educativos e a distribuição de kits preventivos nas agências bancárias da cidade.

A programação se encerra nesta quinta-feira, a 12 de fevereiro, no município de Itaúna, onde também serão realizadas apresentações de esquetes teatrais educativos nas agências bancárias. Já à noite, o Bloco do Pirulito se concentrará juntamente com o Bloco Pau de Gaiola na Praça da Lagoinha.

A presidenta do Sindicato, Eliana Brasil ressalta a importância do projeto Carnaval Sem Aids e a tradição do Bloco do Pirulito que se incorporou à vida cultural de Belo Horizonte como patrimônio do Carnaval da Capital.

Para o diretor de Cultura do Sindicato, Jerry Adriane, o tempo tem comprovado a importância do projeto. “Ao longo desses 22 anos, o Carnaval Sem Aids/DST evoluiu com a sociedade. Priorizando a prevenção, ao levar informação sobre as doenças sexualmente transmissíveis à população, o projeto tem contribuído para a educação sexual de jovens e adultos, superando preconceitos e valorizando a vida”, afirmou.

Confira mais informações no site http://www.carnavalsemaids.com.br/

Samba Enredo 2015

Composição: Enilson Nascimento (RJ)
Interpretação: P.Sé Diminuta

Bobeou, Dançou
Ninguém pode vacilar!
A Aids não avisa
Quando o bicho vai pegar!

Maravilhoso é viver
tão gostoso é amar
use sempre a camisinha
o “pirulito” vem alertar

não tem malandro, nem herói
quem ama cuida… não destrói
quem não acredita, pode acreditar
o melhor remédio
é prevenir pra não chorar!

faça o teste, levante esse astral
se liga juventude
com o “pirulito” nesse carnaval!

Compartilhe: