O Bradesco atendeu solicitação do movimento sindical, feita em ofício enviado ao banco em janeiro, e prorrogou os mandatos de cipeiros até janeiro de 2022. Por causa da pandemia de coronavírus, não foram realizadas eleições para Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipa).

Os representantes da categoria questionaram o Bradesco sobre a situação, em dezembro, e o banco informou que não haveria eleições. Sendo assim, para assegurar este instrumento de preservação da saúde e das condições de trabalho, foi solicitada a prorrogação dos mandatos.

O que é Cipa

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem a finalidade de cobrar do banco melhorias no ambiente e nas condições de trabalho, visando a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, e a saúde do trabalhador.

São funções dos cipeiros esclarecer e conscientizar sobre a gravidade das doenças ocupacionais e lutar por Programa de Prevenção às LER/Dort; fiscalizar o cumprimento das normas de segurança e da medicina do trabalho; buscar, junto ao Sindicato, a ampliação dos direitos dos trabalhadores; realizar semanas internas de prevenção de acidente, nas quais sejam discutidas questões de saúde e relativas às condições de segurança no trabalho.

Também são atribuições dos integrantes da comissão acompanhar as ocorrências e exigir notificações de todos os casos de doença e acidente de trabalho, como rege a lei da Previdência Social; realizar trabalhos voltados à saúde mental dos bancários; informar e esclarecer os funcionários sobre os riscos à saúde e à segurança no ambiente de trabalho.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com SPbancários

 

Compartilhe: