No momento em que o Brasil vive uma crise econômica e política e convive com o fantasma do desemprego, a CAIXA pode ressuscitar o RH008, que permite demissões sem justa causa. Os rumores de retorno do mecanismo têm deixado ainda mais apreensivos os empregados do banco, que nos últimos meses enfrentam diariamente ameaças de perda de função, fechamento de agências e redução de atuação da empresa.

O alerta sobre o possível retorno do RH 008 surgiu após o movimento sindical receber a informação de que já existe um grupo de trabalho, em âmbito federal, que discute a possibilidade de demitir, sem justa causa, empregados concursados das estatais. A discussão sobre o assunto já estaria em estágio avançado.

Baixado em fevereiro de 2000, durante o governo FHC e numa época em que a CAIXA estava sendo preparada para a privatização, o RH 008 foi utilizado sem critérios para demitir trabalhadores apenas para justificar o enxugamento do banco. Cerca de 440 bancários foram dispensados. A norma foi revogada em 2003, após negociação com o movimento nacional dos empregados, sendo acatadas decisões judiciais a favor das reintegrações dos demitidos.

Esta medida se juntaria ao programa de desligamento voluntário (PDVE), pelo qual saíram, aproximadamente, 4.600 empregados do banco, e ao plano anunciado pelo presidente Gilberto Occhi para reduzir o número de agências e fatiar as áreas de cartões, habitação e loterias. Os empregados também lutam contra as mudanças no Saúde Caixa, que pretendem jogar para os trabalhadores a conta dos resultados ruins do banco.

Mobilização

A categoria reforça a mobilização para enfrentar este cenário e outros ataques do governo Temer aos direitos dos brasileiros. Bancárias e bancários de BH e região realizam, nesta terça-feira, 18 de abril, uma Assembleia Geral Extraordinária para decidir sobre a Greve Geral do próximo dia 28.

Entre as pautas da Greve, estão a defesa das empresas públicas e o combate às reformas da Previdência e trabalhista.

Clique aqui para mais informações.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Fenae

Compartilhe: