Será nesta sexta-feira, 31, a segunda reunião entre o Comando Nacional dos Bancários e representantes da Comissão de Negociação da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). O encontro, marcado para as 11h, vai definir o ritmo das negociações da Campanha Nacional da categoria bancária. Por causa da pandemia, a negociação este ano será em reuniões virtuais.

“Vamos propor que, a partir de agora, as reuniões aconteçam mais vezes durante a semana. Quando as reuniões eram presenciais, tínhamos uma reunião por semana devido ao deslocamento dos membros do Comando. Agora, como fazemos reuniões de forma virtual, podemos acelerar esse calendário”, afirmou Juvandia Moreira, presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Setor Financeiro (Contraf-CUT).

Outro ponto a ser destacado nas negociações será o da ultratividade, princípio que garantia a validade da Convenção Coletiva de Trabalho até a assinatura de um próximo acordo. Ela deixou de existir após a reforma trabalhista do governo Temer, em 2017, e foi também vetada pelo governo Bolsonaro.

No primeiro encontro de negociação, realizado no dia 23 de julho, o Comando Nacional dos Bancários entregou a minuta com as reivindicações da categoria. Entre elas, está o aumento real de 5%, manutenção dos direitos, dos empregos e da mesa única de negociação, além de questões referentes à saúde dos trabalhadores e também normas para o teletrabalho. As reivindicações tomaram por base a consulta feita pela Contraf-CUT com quase 30 mil bancários.

Na consulta, em relação às cláusulas econômicas, 71% dos entrevistados disseram que a prioridade deveria ser o aumento real de salário. Nas cláusulas sociais, 79,7% das respostas apontavam a manutenção dos direitos como prioridade. Outras 69,1% definiram como prioridade a defesa da saúde e melhores condições de trabalho.

Fique atento

Para não perder notícias sobre a categoria bancária e os bancos, siga o Sindicato também pelo Facebook, pelo Instagram e pelo Twitter.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT

 

Compartilhe: