A Chapa 1 – Movimento pela Saúde, apoiada pelo Sindicato e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), venceu a eleição para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa com 77 % dos votos válidos, 16.652 votantes. Outras duas chapas participaram da eleição realizada entre os dias 3 e 7 de fevereiro. Foram 3.462 votos para a chapa 3 e 1.275 para a chapa 2. O resultado do pleito foi divulgado no dia 7 de fevereiro, logo após o encerramento da votação que aconteceu por meio de sistema eletrônico.

A participação dos empregados na eleição foi importante para fortalecer o fórum de debate e de construção de propostas que visam a sustentabilidade do Saúde Caixa e melhorias no atendimento aos usuários. Hoje, os planos de autogestão estão sofrendo ataques do governo.

Uma ameaça é a CGPAR 23, resolução da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União, que impõe uma série de limitações aos benefícios de assistência e altera normas de gestão dos planos de saúde dos trabalhadores de empresas públicas. Outro ataque é o limite de 6,5 % para o custeio do Saúde Caixa, previsto no estatuto da empresa.

Conquista

O Conselho de Usuários foi criado em 2004 como instrumento de maior transparência e possibilidade de acompanhamento da gestão financeira e administrativa do plano de saúde dos empregados da CAIXA.

O fórum possui caráter consultivo e é composto de forma paritária por cinco membros titulares eleitos pelos participantes e por cinco indicados pela CAIXA, além de seus respectivos suplentes. O mandato é de 36 meses.

A criação e composição paritária do conselho foi uma conquista da luta coletiva dos empregados da CAIXA, por meio de suas entidades associativas e sindicais.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT

 

Compartilhe: