Em reunião realizada por videoconferência, nesta quarta-feira, 8 de abril, a Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú discutiu as medidas tomadas até agora pelo banco no combate à pandemia do coronavírus, assim como denúncias e demandas de funcionárias e funcionários.

A COE é composta por dirigentes sindicais de todo o Brasil e é responsável por negociar as reivindicações dos trabalhadores com o Itaú. O Sindicato é representado na Comissão pelo funcionário do banco e diretor Ramon Peres.

Após debater a situação nacional, os representantes dos trabalhadores decidiram pelo envio de um ofício ao Itaú para cobrar mais informações e novas medidas contra a Covid-19. Entre as demandas, estão:

  • Informações sobre o número de agências fechadas por federação e qual é o critério adotado para o fechamento das unidades.
  • Informações sobre o número de pessoas em grupo de risco que foram afastadas e os que compõem o grupo de funcionários em férias.
  • Cobrar que o banco não coloque funcionários fora das agências para orientar filas.
  • Denunciar problemas de gestão (GSOs e GRAs)
  • Cobrar que GGCs e Gos sejam incluídos no rodízio de trabalho.
  • Inclusão das mães lactantes e que tenham filhos menores de 2 anos no grupo de risco. A situação já foi debatida com a Fenaban, que acatou o pedido do Comando Nacional dos Bancários, mas o Itaú está descumprindo a orientação.
  • Cobrar que o banco apresente a tabela de reajuste do plano de saúde em 2020 para aposentados.

“Exigimos que o Itaú respeite a vida de bancários e clientes nesse momento de grave crise sanitária mundial. Um banco que lucra bilhões e bate recordes a cada ano tem que mostrar sua responsabilidade social diante da pandemia do coronavírus. Por isso, cobramos que o Itaú atenda nossas reivindicações e negocie com os representantes dos trabalhadores o mais rápido possível”, afirmou Ramon Peres, que é funcionário do Itaú e diretor do Sindicato.

Ações já implementadas

As cobranças dos trabalhadores e do Comando Nacional dos Bancários já fizeram o Itaú adotar várias medidas no combate à pandemia e em defesa da saúde de bancários e clientes. Veja abaixo:

  • Suspensão das demissões até o final da pandemia, exceto em casos de justa causa e desvios éticos
  • Antecipação do 13º salário integral de todos os funcionários para abril
  • Implantação de trabalho remoto (home office)
  • Redução no horário de atendimento das agências, que agora é de 10h às 14h
  • Contingenciamento no acesso de clientes e usuários ao interior das agências, com número máximo de pessoas dentro das unidades
  • Campanhas de mídia para diminuir a procura pelo atendimento presencial
  • Rodízio de bancários nas agências
  • Compra de máscaras e álcool em gel para os funcionários
  • Afastamento dos bancários que se encontram no grupo de risco para a Covid-19

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região

 

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