O Comando Nacional dos Bancários confirmou para o dia 21 de agosto, às 10h, a primeira rodada de negociação específica da Campanha Nacional dos Bancários 2014 com a CAIXA em Brasília. Os primeiros temas a serem debatidos com o banco são Saúde Caixa e Saúde do Trabalhador.

A minuta específica, com as reivindicações aprovadas no 30º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), realizado entre os dias 6 e 8 de junho, em São Paulo, foi entregue à direção do banco no dia 11 de agosto, na sede da Fenaban, em São Paulo, logo após a entrega da minuta geral da categoria.

A exemplo dos últimos anos, a pauta específica será negociada concomitantemente com a Caixa na Campanha 2014, conforme estratégia aprovada na 16ª Conferência Nacional dos Bancários.

As principais reivindicações específicas são: combate ao assédio moral e sexual, fim do voto de Minerva na Funcef, incorporação imediata do REB ao Novo Plano, extensão do Saúde Caixa para aposentados por PADVs, mais empregados por setor, jornada de seis horas para todas as funções sem redução de salário, registro do ponto para todos os empregados, isonomia para admitidos a partir de 1998, fim do programa Gestão de Desempenho de Pessoas e Vale-Cultura para todos os empregados.

Em relação à isonomia, de 2003 para cá, lutas e greves garantiram conquistas em alguns pontos como as Apips, o parcelamento do adiantamento de férias, o Saúde Caixa, o Novo Plano da Funcef e a unificação do Plano de Cargos e Salários (PCS). Faltam o ATS e a licença-prêmio. O tema será debatido no Encontro Estadual de Isonomia, a ser realizado no Sindicato no dia 23 de agosto, e posteriormente no III Encontro Nacional de Isonomia, que será realizado em Brasília no dia 30 de agosto.

Reunião preparatória

A Contraf-CUT promove uma reunião da CEE/Caixa no dia anterior ao da negociação, 20 de agosto, a partir das 17h30, na sede da Fenae, em Brasília, para preparar os debates com o banco.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT e Fenae

Compartilhe: