Foto: Contraf-CUT

 

Balanço dos bancos, estratégia, calendário de luta, homologação, contribuição sindical e eleições corporativas foram os principais temas tratados na reunião do Comando Nacional dos Bancários. Ela foi realizada na tarde desta quarta-feira, 28, na sede da Contraf-CUT em São Paulo. A presidenta do Sindicato, Eliana Brasil, integra o Comando e participou do encontro.

Roberto von der Osten, presidente da Contraf-CUT e um dos coordenadores do Comando Nacional, ressaltou a importância da reunião. “Em 2018, possivelmente teremos uma das campanhas nacionais mais complexas da história. Por isso, temos que estar preparados e unidos para combater os ataques dos banqueiros”, afirmou.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), abriu o encontro com uma apresentação sobre os dados de emprego no sistema financeiro e sobre os balanços dos bancos. “São informações que vão ajudar os dirigentes do Comando na mesa de negociação”, destacou o coordenador do Comando Nacional.

Na sequência, o secretário de Assuntos Jurídicos da Contraf-CUT, Mauri Sergio Martins de Souza, relatou o debate da última reunião da Coordenação do Coletivo Jurídico da Contraf-CUT, realizada no dia 20 de fevereiro. Na ocasião, foram abordados dois pontos: o fim das homologações de rescisão contratual efetivadas pelas entidades sindicais e a contribuição sindical e financiamento sindical.

O Comando Nacional orientou os sindicatos a debaterem com suas bases a sustentação necessária para manter uma estrutura sindical combativa e de luta. Nesta terça-feira, 27 de fevereiro, bancários da base de BH e região aprovaram, em Assembleia, a cobrança da contribuição sindical em 2018. Saiba mais aqui.

“Quanto à homologação, vamos continuar a luta para que ela seja feita no Sindicato, que é a ferramenta de proteção do trabalhador. Orientamos as entidades para que acompanhem as rescisões onde elas aconteçam, que cataloguem os erros e suas frequências e repassem esses dados à Contraf-CUT”, afirmou Roberto von der Osten.

Durante a reunião, foram debatidos também o calendário de encontros de bancos estaduais, regionais e a terceira Conferência Nacional dos Financiários.

A próxima reunião do Comando Nacional dos Bancários será realizada no dia 20 de março na sede da Contraf-CUT em São Paulo.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT

Compartilhe: