Em reunião ocorrida no dia 4 de maio, na sede da Contraf-CUT, em São Paulo, o Comando Nacional dos Bancários decidiu que a 14ª Conferência Nacional dos Bancários será realizada nos dias 20, 21 e 22 de julho, em Curitiba. Também foi definida a data de realização dos congressos nacionais dos funcionários do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, que ocorrerão nos dias 15, 16 e 17 de junho, em Guarulhos (SP).

O Comando decidiu também realizar, nos próximos dias 22 e 23 de maio, na sede da Contraf-CUT, em São Paulo, um seminário para discutir a campanha nacional e o cenário econômico do país. O encontro definirá os eixos temáticos que orientarão as discussões nas conferências regionais e na 14ª Conferência Nacional. Também será discutido o formato da consulta aos bancários, que subsidiará os debates para a construção da minuta de reivindicações da categoria.

Sindicato reage contra abertura antecipada de agências e trabalho aos sábados na CAIXA

O Sindicato reagiu contrariamente ao anúncio feito pela CAIXA de que abrirá suas agências a partir do próximo sábado, dia 12 de maio. Denunciou também a abertura antecipada das agências a partir da 9 horas desde a data do anúncio da queda de juros. A jornada legal dos bancários é de seis horas diárias, de segunda a sexta-feira e o Sindicato já entrou com uma representação junto a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de MG denunciando a CAIXA.

A CAIXA alega que, com a política de redução dos juros, a abertura no sábado seria mais uma oportunidade para a sociedade conhecer a nova política de crédito da instituição e receber orientações sobre aplicações financeiras.

Apesar de a queda dos juros ser uma das bandeiras históricas do movimento sindical, a abertura das agências da CAIXA aos sábados não se justifica. É preciso ficar claro que se o banco entende que os empregados atuais não são suficientes para dar conta das demandas criadas pela redução das taxas de juros, deve contratar novos trabalhadores, e não aumentar a sobrecarga de trabalho, piorando o atendimento aos clientes.

Para o empregado da CAIXA e presidente do Sindicato Cardoso, a medida da direção do banco parece estar mais para uma ação de marketing do que para uma prestação de serviços à sociedade. “Ao invés de contratar mais empregados para atender as demandas de clientes e usuários, como reivindica os representantes dos empregados, a CAIXA vem com essa iniciativa absurda que só vai explorar ainda mais os bancários e não resolverá os problemas de atendimento, pois a população não vai procurar estes serviços aos sábados”, afirmou.

 

Fique de olho no calendário

 

22 e 23 de maio
Seminário sobre a Campanha Nacional
e o Cenário Econômico do País – Local: Sede da Contraf-CUT – São Paulo – SP

26 de maio

Encontro Estadual dos Empregados da CAIXA – Local: Sede do Sindicato – Belo Horizonte – MG
Encontro Estadual dos Funcionários do Banco do Brasil – Local: Sede do Sindicato – Belo Horizonte – MG

15 a 17 de junho
Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil – Local: Guarulhos – SP
Congresso Nacional dos Empregados da CAIXA – Conecef – Local: Guarulhos – SP

20 a 22 de julho
14ª Conferência Nacional dos Bancários – Local: Curitiba – PR

Compartilhe: