Equacionamento e Estatuto: Fenae e Contraf cobram à Funcef aumento da participação nas discussões

Equacionamento e Estatuto: Fenae e Contraf cobram à Funcef aumento da participação nas discussões

A Fenae e a Funcef se reuniram, na sexta-feira, 2, para debater os problemas que atingem os participantes, a exemplo do impacto das mudanças no estatuto da Funcef e o equacionamento. A diretora do Sindicato e diretora da Contraf-CUT, Eliana Brasil participou do encontro.

Para o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, o encontro foi fundamental para a continuidade do debate de dois temas relevantes. “Entre os principais pontos que abordamos está a questão do equacionamento que aflige a maioria dos empregados, em especial os aposentados. Discutimos também a inclusão dos participantes na elaboração de um novo estatuto. Precisamos rever o estatuto que foi modificado unilateralmente”, destacou.

Segundo Eliana Brasil, a abertura do diálogo com as entidades pela Funcef é um avanço para os participantes. “Este encontro foi primordial para a pauta do equacionamento. O grupo de trabalho interno está avaliando os problemas e buscando soluções para os participantes”, disse.

Estiveram presentes, na reunião, o presidente da Funcef, Ricardo Pontes, os diretores da Fundação, Jair Pedro Ferreira (Benefícios) e Rogério Vida (Administração e Controladoria), Alenir Romanello (Investimento) e o secretário-geral, Orency Francisco Silva.

Entenda as mudanças no Estatuto

O novo Estatuto da Funcef foi uma violação ao normativo de 2007 com o voto de minerva que enfraqueceu a representação dos participantes dentro da Fundação e ampliou o poder da patrocinadora. As mudanças provocaram um verdadeiro desmonte na democratização da gestão da Fundação conquistadas pelos participantes a partir de 2001, com a redução das diretorias executivas, de seis para quatro, e a alternância dos mandatos dos diretores, com substituição de metade dos integrantes a cada dois anos.

"Nossa luta sempre foi por uma gestão participativa, colaborativa e transparente na Funcef. Vamos continuar cobrando e mobilizando a todos para manter essa nossa conquista", ressaltou o presidente da Fenae.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Fenae

 

Outras notícias