Em documento enviado à Comissão Eleitoral da eleição do representante do Conselho de Administração da CAIXA, a Chapa 130 denunciou a atitude antidemocrática da CAIXA, que de forma ilícita e contra a determinação da comunicação interna 060/2013, encaminhou e-mail com pedido de voto para a chapa dos gestores.

A atitude da CAIXA contraria a CE DEPES/GEING 060/2013 expedida no dia 6 de novembro, que deixou claro que não haveria solicitação ou encaminhamentos no sentido de reprodução de mensagens direcionadas a qualquer agência ou unidade da CAIXA para pedir votos em favor de qualquer uma das chapas que participam do processo eleitoral.

Acontece que, no dia 2 de dezembro, foi constatado que a Federação Nacional dos Gestores (Fenag), agindo ilegalmente, enviou correspondência interna aos cuidados dos superintendentes, via e-mail, para todas unidades de trabalho e agências, que as enviaram para as bancárias e bancários de todo o Brasil já que trata-se de uma eleição nacional.

Portanto, a conduta adotada pelos superintendentes por meio da Fenag fere a orientação dada pela DEPES, causando indignação e estranheza, já que a estrutura secular da CAIXA foi colocada a disposição para um procedimento antidemocrático, unilateral e que macula todo o processo que, certamente, deveria ser democrático e isonômico.

Para o presidente do Sindicato, Cardoso, a atitude da CAIXA, que vem usando os superintendentes para fazer campanha para a chapa dos gestores, é inadmissível. “Isso deixa claro que a intenção da CAIXA é ter mais um conselheiro para defender os interesses do banco e não um legítimo representante dos empregados que irá defender a CAIXA enquanto banco publico e os interesses de todos os segmentos dos bancários e bancárias. Ao invés de fazer propaganda para a chapa dos gestores, contrariando todos os princípios democrático e a sua própria resolução interna, a CAIXA deveria primar pela prática da igualdade de direitos e isonomia entre chapas concorrentes. Mas, infelizmente, não foi isso que aconteceu. Por isso, reafirmo a importância de votar na Chapa 130, que é a chapa dos bancários e das bancárias. Esta conquista é nossa. Não deixe a CAIXA tomá-la da gente”, afirmou.

Compartilhe: