Delegadas e delegados sindicais da CAIXA tomaram posse, nesta quarta-feira, 19 de setembro, na sede do Sindicato, com a realização de um encontro para debater a organização da categoria e os desafios dos empregados. Os delegados foram eleitos em suas unidades, entre os dias 24 e 26 de julho, e têm mandato até o dia 21 de agosto de 2019.

Para debater com os trabalhadores, participaram do evento a representante dos empregados no Conselho de Administração da CAIXA, Maria Rita Serrano, a advogada da LBS Advogados Lais Lima Carrano, que assessora as entidades nas negociações com o banco, e o economista Felipe Miranda, que atua no Dieese na subseção da Fenae. Também esteve presente o presidente da APCEF/MG, Paulo Roberto Damasceno.

Diante da atual conjuntura, de retirada de direitos dos trabalhadores e de ataque às empresas públicas, a conselheira Maria Rita Serrano destacou que a organização dos empregados garantiu a manutenção da CAIXA 100% pública, assim como um acordo que assegura as conquistas dos bancários.

“O governo Temer anunciou a privatização de 147 empresas e ativos, entre eles as loterias da CAIXA, em um cenário em que o Congresso Nacional apoiava estas medidas e junto a um grande apelo da grande mídia para convencer a população de que tudo que é público não presta. Foi a resistência das entidades representativas dos trabalhadores e da sociedade que permitiram chegarmos ao final de 2018 e deste governo com a manutenção da maior parte deste patrimônio dos brasileiros”, afirmou Maria Rita.

A representante dos empregados lembrou que as eleições 2018 são estratégicas para definir o futuro da CAIXA e do país. “Há mais de 30 anos, não víamos o crescimento de um movimento neofascista como agora, o que é muito perigoso para o país. Para votar, é fundamental pensar a conjuntura e dentro dela a CAIXA 100% pública. O futuro está nas mãos dos brasileiros e ele depende de quem ganhar as eleições”, ressaltou.

Rita Serrano, que é historiadora, também falou aos delegados sobre seu livro “CAIXA, banco dos brasileiros”. Tratando da história do banco desde sua criação, em 1861, a obra relata o importante papel desempenhado pela CAIXA em cada período do Brasil.

Campanha Nacional 2018

Em relação às negociações com a CAIXA que culminaram na assinatura do Acordo Aditivo 2018/2020, a advogada Lais Lima Carrano explicou a delegadas e delegados sobre o processo negocial e destacou as vitórias dos empregados, com a manutenção de cláusulas conquistadas em décadas de luta.

Segundo Lais, o banco inicialmente apresentou uma proposta que previa retirar do acordo coletivo cerca de 30 cláusulas das 66 que existiam no acordo anterior. Entre estas cláusulas, estava o principal embate nas negociações deste ano, que foi o Saúde Caixa. Com a pressão na mesa e a mobilização dos empregados, os direitos conquistados foram mantidos e o plano de saúde permaneceu no acordo ao final da negociação.

“Realizamos um processo negocial longo, em que foi necessário ler e reler o acordo para deixar claros os direitos dos empregados e impedir qualquer tipo de dúvida em relação às cláusulas redigidas”, explicou a advogada.

Organização dos trabalhadores

Já o economista do Dieese, Felipe Miranda, falou a delegadas e delegados sobre a importância da mobilização e dos sindicatos para combater a desigualdade. “A experiência histórica nos mostra que a organização dos trabalhadores funciona e traz resultados efetivos. Estudos mostram que o salário não depende apenas da produtividade. A questão da negociação e do poder de pressão tem influência direta sobre a desigualdade social no mundo”, afirmou.

Para a presidenta do Sindicato, Eliana Brasil, a atuação dos delegados sindicais é fundamental. “Temos imensos desafios à frente para defender nossas conquistas e o patrimônio dos brasileiros, com a CAIXA 100% pública e a serviço dos brasileiros. Por isso, delegadas e delegados são essenciais para organizar e mobilizar os trabalhadores nos locais de trabalho, atuando juntamente com o Sindicato na organização da luta”, destacou.

 

Confira mais imagens do evento:

 

 

 

 

 

Compartilhe: