Em cumprimento à previsão estatutária, a Direção Nacional da Contraf-CUT se reunirá nesta quarta-feira, 24, em São Paulo, para a apresentação e aprovação do Balanço Financeiro Anual 2018. Após a reunião, a Contraf-CUT realizará o Seminário de Organização Sindical, que ocorrerá até quinta-feira, 25. A presidenta do Sindicato, Eliana Brasil, participa das atividades.

Para a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, o encontro se configura num momento importante para o debate sobre a organização sindical. “Precisamos fortalecer a unidade nacional dos bancários contra os ataques que as entidades sindicais vêm sofrendo por conta das medidas do governo”, afirmou.

De acordo com Walcir Previtale, secretário de formação da Contraf-CUT, a formação sindical pode ajudar muito em um processo de defesa intransigente da dignidade da pessoa humana e do trabalho decente. “Esse é o nosso objetivo quando lançamos a proposta de um seminário de organização sindical para a direção nacional da Contraf. Refletir de forma crítica o atual modelo de organização sindical e apontar caminhos para a construção de alternativas está no horizonte desse seminário”, destacou.

Na programação, debates sobre as mudanças estruturais no mercado de trabalho bancário e os desafios dos sindicatos no novo contexto; Pluralidade e Financiamento Sindical – experiências internacionais; desafios frente à nova conjuntura e a construção do Macrossetor Serviços; e apresentação do Plano Nacional de Formação.

Uma Oficina de Ferramentas para a Comunicação também será realizada com o objetivo de apresentar as novas formas de comunicação disponíveis e como utilizá-las no movimento sindical a fim de atingir não apenas a categoria bancária, mas toda a sociedade.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT

 

Compartilhe: