chapa1conselhocaixa2_22nov

A Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Fenae, que é composto pelas Apcefs de todos os estados brasileiros, manifestaram seu apoio à Chapa 1, que tem como candidatos Rita Serrano (titular) e Orency Francisco (suplente), na eleição para o Conselho de Administração da CAIXA, que ocorrerá entre 12 e 16 de dezembro.

A decisão, referendada nesta quinta-feira, 1º de dezembro, é um reconhecimento ao trabalho que os candidatos têm realizado em defesa da CAIXA 100% pública e da valorização dos trabalhadores do banco.

“Não é de hoje que a Rita Serrano tem lutado pelo fortalecimento da CAIXA enquanto banco público. Como coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, esteve à frente das articulações no Congresso para evitar a aprovação do PLS 555, um projeto que objetivava a transformação de todas as empresas públicas em sociedades anônimas. As mudanças que conseguimos no projeto foram graças à pressão das entidades representativas juntamente com o Comitê”, destacou o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

Segundo ele, neste momento em que a CAIXA está sob ameaça, é extremamente importante ter um representante eleito pelos trabalhadores no Conselho de Administração. “Vamos continuar unidos em defesa do papel social da CAIXA e a Rita, pela sua história de combatividade e por já atuar como suplente no CA, terá um importante papel na resistência a tentativa de enfraquecimento da CAIXA, visando privatizá-la”, acrescentou Jair Ferreira.

Na eleição para o Conselho de Administração da CAIXA, votam os empregados ativos e que estão em licença médica ou em férias. O voto será eletrônico. Caso haja necessidade de segundo turno, o mesmo ocorrerá de 16 a 20 de janeiro. O pleito está garantido na Lei 12.353, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro de 2010. Essa será a segunda vez que o processo ocorre na CAIXA.

Entre outras funções, o representante eleito tem o papel de aprovar a gestão e o plano estratégico da CAIXA e de fiscalizar a execução da política geral dos negócios e serviços do banco.

Candidatos

Maria Rita Serrano é, atualmente, suplente no Conselho de Administração da CAIXA e coordena o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas. Está no banco desde 1989, tendo ocupado cargos de gestão. Já foi presidente do Sindicato dos Bancários do ABC. É mestra em Administração e graduada em História, e atualmente faz especialização em Governança.

Orency Francisco está na CAIXA há 32 anos, ocupando cargos em gerências. Foi diretor do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso, presidente da Federação dos Bancários do Centro-Norte e da CUT-MT. É formado em Direito, pós-graduado em Gestão de Pessoas e tem especialização em Direito da Medicina.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Agência Fenae

Compartilhe: