Em plenária realizada nesta quarta-feira, 4 de abril, na sede do BDMG, o Sindicato discutiu com funcionárias e funcionários propostas apresentadas pelo banco aos trabalhadores. Dentre elas estão um Programa de Desligamento Voluntário (PDV), uma proposta de licença incentivada sem remuneração e um acordo de redução da jornada de trabalho com redução proporcional dos salários.

O Sindicato foi representado pelos diretores Carlos Augusto Vasconcelos e Cléber Wolbert, além do advogado Ítalo Nicoliello, que é assessor jurídico da entidade. Participaram dos debates, também, o Conselho de Representantes dos Funcionários do BDMG (Corep) e a Associação dos Funcionários do BDMG (AFBDMG).

Durante a plenária, o Sindicato prestou esclarecimentos jurídicos aos funcionários sobre a adesão ou não às três propostas, que é voluntária segundo o banco.

Entre as ressalvas feitas pelo Sindicato, está o artigo 9º do Programa de Desligamento Voluntário proposto pelo banco. Em seu texto, o banco afirma que, ao assinar o acordo, “o empregado dará ao Empregador recibo de quitação geral de todos os direitos da extinta relação de emprego”.

Os três documentos já haviam sido repassados ao Sindicato em reunião realizada em março com a direção do banco. Porém, tanto em relação ao PDV quanto à proposta de licença sem remuneração, o banco não tomou conhecimento da posição do Sindicato para realizar a implementação.

Um acordo com a entidade foi proposto pelo BDMG somente sobre a redução da jornada de trabalho com redução dos salários. Neste caso, o BDMG apresentou, na plenária desta quarta-feira, um documento que ainda será analisado pelo Departamento Jurídico do Sindicato.

Campanha Nacional e organização dos funcionários

Também durante a plenária, os representantes dos bancários debateram com os funcionários a Campanha Nacional de 2018, que deve ser dura e exigirá muita mobilização. Também discutiram a organização interna dos funcionários do BDMG, sendo que a discussão deste tema será retomada em nova plenária com data que ainda será definida.

 

Compartilhe: