Nos dias 23 e 24 de julho, empregadas e empregados da CAIXA irão eleger delegados sindicais na base do Sindicato dos Bancários de BH e Região em todas as unidades de trabalho. Nas unidades que funcionam em mais de um turno, será eleito um Delegado Sindical por turno.

Os delegados sindicais serão eleitos com base na quantidade de empregados lotados em cada unidade, sendo observada a seguinte proporção: dependência com até 100 empregados – um delegado, de 101 a 200 empregados – dois delegados, de 201 a 300 empregados – três delegados, 301 a 400 empregados – quatro delegados e acima de 401 empregados – cinco delegados.

Os eleitos têm mandato de um ano, com início em 27 de julho de 2014 e término em 26 de julho de 2015, e gozarão de estabilidade provisória no emprego. Todos os bancários sindicalizados podem se candidatar e todos os empregados podem votar.

A figura do delegado sindical é de grande importância para a organização dos empregados, tanto no local de trabalho quanto na mobilização da Campanha Nacional. Juntamente com o Sindicato, ele é responsável por organizar os trabalhadores no local de trabalho, promover ações contra as metas abusivas, lutar contra a extrapolação de jornada de trabalho, denunciar o assédio moral, informar os bancários sobre as ações do Sindicato, dentre outras atividades.

Uma comissão composta de um coordenador e dois mesários, eleita entre os empregados das unidades, realiza a coleta de votos durante o horário de expediente interno. Essa comissão, logo após a apuração, será responsável por enviar todo o material do processo eleitoral para a sede do Sindicato.

Compartilhe: