Funcionárias e funcionários do Banco Votorantim e da BV Financeira realizam, nesta quinta-feira, 7 de maio, Assembleia Geral Extraordinária virtual. Em pauta, está o Acordo Coletivo de Trabalho negociado para amenizar os efeitos das medidas provisórias 927 e 936 durante a pandemia.

As MPs poderiam trazer diversos prejuízos aos funcionários, como a redução salarial em até 70% e a suspensão do contrato de trabalho. Com a atuação dos sindicatos e da Contraf-CUT, não haverá, na prática, redução dos salários líquidos e os empregos estarão garantidos por até 120 dias.

Haverá redução de 25% nos salários brutos, mas os representantes dos trabalhadores negociaram um abono que complementa o valor a ser recebido pelos funcionários durante a pandemia. Assim, o valor que entrará na conta dos funcionários a cada mês não sofrerá alterações (veja, abaixo, mais detalhes sobre a proposta).

O Sindicato e o Comando Nacional dos Bancários orientam a aprovação do acordo.

Assembleia virtual

A Assembleia será realizada de forma remota para proteger a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras. Ela ocorrerá por meio de uma plataforma segura que estará disponível no site do Sindicato, nesta quinta-feira, 7 de maio, das 8h às 20h.

 

Principais pontos do acordo negociado com o Grupo BV

  • Estabilidade por até 120 dias com redução salarial e de jornada de apenas 25%;
  • Prazo de 60 dias;
  • O empregado deixará de trabalhar 5 (cinco) dias por mês;
  • Fará jus ao Benefício Emergencial da União (seguro desemprego);
  • Complemento salarial por Ajuda Compensatória (abono) de valor igual ao necessário para manter o mesmo valor líquido do salário mensal;
  • Estabilidade durante o período de vigência do acordo e por igual período após o restabelecimento da jornada e salário.

Banco de Horas:

  • Banco de horas durante o período da calamidade;
  • 18 meses para pagamento das horas negativas;
  • Pagamento com prorrogação de jornada de no máximo 2 horas por dia;
  • Em caso de demissão sem justa causa, o saldo negativo não será descontado;
  • Opção de utilizar 10 dias de férias para pagamento do saldo de horas, a pedido do empregado.

 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA ESPECIFICA

O SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE BELO HORIZONTE E REGIÃO – SEEB/BH, entidade sindical de primeiro grau, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 17.218.165/0001-37, neste ato representado por sua Presidenta, Eliana Brasil Campos, democraticamente eleita no último pleito, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto da Entidade, convoca todos os empregados, associados ou não, que prestam serviços no Banco Votorantim S/A e/ou BV Financeira S/A, na base territorial deste sindicato, para participarem da assembleia extraordinária específica que se realizará de forma remota/virtual durante o período das 08:00 horas até às 20:00 horas do dia 07/05/2020, na forma disposta no site www.sindicato.bancariosbh.org.br onde estarão disponíveis todas as informações necessárias para a deliberação acerca dos seguinte pontos de pauta: 01) discussão e deliberação sobre o Acordo Coletivo de Trabalho, referente ao período de pandemia do COVID-19 a ser celebrado com o Banco Votorantim S/A e/ou a BV Financeira S/A, com vigência de 21 (vinte e um) meses, a contar da data de sua assinatura, enquanto perdurar o estado de calamidade pública; 02) discussão e deliberação sobre o processo de compensação das horas no banco de horas, por um periodo de 18 meses. Belo Horizonte, 06 de maio de 2020. Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Belo Horizonte e Região – Eliana Brasil Campos – Presidenta

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região

 

Compartilhe: