Em Assembleia virtual realizada nesta quinta-feira, 3 de setembro, das 8h às 20h, funcionárias e funcionários do Santander e da Aymoré Financeira aprovaram dois acordos negociados com o banco: um que prevê a antecipação da PLR e outro sobre banco de horas negativo.

A antecipação da PLR foi aprovada por 92,96% dos votos dos trabalhadores e o acordo de banco de horas teve 90,14% dos votos pela aprovação.

Saiba mais:

Acordo de Antecipação de PLR

O acordo para renovação da CCT dos bancários, aprovado por ampla maioria em Assembleia virtual, manteve a regra da PLR (a princípio os bancos queriam rebaixar a PLR) e suas datas de pagamento.

O acordo especifico do Santander permite ao banco antecipar o pagamento da regra integral da PLR para 30 de setembro. Portanto, caso aprovado, o pagamento ocorrerá da seguinte forma: 90% do salário + parcela adicional de R$ 2.457,29 + parcela fixa de 2.457,29 (correspondente ao lucro do primeiro semestre de 2020), com o teto de R$ 13,182,18.

O Santander creditará, também em 30 de setembro, o PPE correspondente ao primeiro semestre de 2020. O PPE é um bônus pago a apenas algumas áreas do banco que são elegíveis.

Pelo acordo, o Santander efetuará o pagamento até 3 de março de 2021 do PPRS (Programa de Participação nos Resultados Santander) + a diferença nas parcelas adicionais e fixas correspondente ao lucro do segundo semestre.

Lembrando que sobre este pagamento incide IR conforme tabela vigente na legislação atual.

Acordo de banco de horas negativo

O acordo de banco de horas negativo é voltado para os bancários que estão em casa para se resguardar da pandemia de coronavírus, mas que não conseguiram exercer suas funções em regime de home office. Atualmente, o banco de horas negativo desses trabalhadores está se acumulando e o acordo visa respaldá-los.

Veja seus principais pontos:

  • Período de acumulação: de 01 de abril de 2020 a 31/12/2020;
  • Período de compensação: de 01/01/2021 a 31/12/2021;
  • Não terá meta de compensação;
  • Está vetado desconto em folha de pagamento das regras acumuladas em virtude da pandemia até 31/12/2021;
  • O banco aplicará o percentual redutor de 10% mensal sobre as horas a compensar. Em janeiro de 2021, o banco informará individualmente para o trabalhador quantas horas ele tem a compensar;
  • Está vetado o desconto das horas não compensadas em casos de demissão sem justa causa e por aposentadoria;
  • Todos os trabalhadores demitidos em agosto que tiveram desconto de horas em sua rescisão terão creditados em suas contas o valor integral dessas horas;
  • As horas trabalhadas em finais de semana e feriados não serão compensáveis e sim pagas.

O Sindicato destaca que o Santander permanece demitindo em plena pandemia e realizou o desconto das horas devidas nas rescisões desses demitidos em agosto. As entidades representativas da categoria vão fortalecer a luta contra os abusos do banco, assim como exigir que o Santander coloque o maior número de pessoas em teletrabalho. Porém, para resolver os problemas imediatos quanto às horas devidas de quem está afastado sem trabalhar, o acordo se faz necessário.

 

EDITAL ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Belo Horizonte e Região, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 17.218.165/0001-37, Registro sindical apontado no livro 003, página 014 do ano de 1941, neste ato representado por seu Presidente, Sr. Ramon Silva Peres, democraticamente eleito no último pleito, convoca todos os empregados do BANCO SANTANDER (BRASIL) S/A e da AYMORE CREDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO S/A, sócios e não sócios, lotados na base territorial deste sindicato, para a assembleia extraordinária específica que se realizará de forma remota/virtual durante o período das 08:00 horas até às 20:00 horas do dia 03 de setembro de 2020, na forma disposta no site www.bancariosbh.org.br, onde estarão disponíveis todas as informações necessárias para a deliberação acerca da seguinte pauta: Apreciação e deliberação sobre a proposta para celebração de Acordo Coletivo de Trabalho, com vigência de 1º de abril de 2020 a 31 de dezembro de 2021, para estabelecer regime especial para compensação de horas negativas no período de 12 meses, a partir de janeiro de 2021 e Apreciação e deliberação sobre a proposta para celebração de Acordo Coletivo de Trabalho Aditivo – Ratificador do PPRS 2020/2022, para regrar antecipação da Participação nos Lucros ou Resultados – PLR, referente ao exercício de 2020, com vigência de 1º de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2020, ambos a serem celebrados com o Banco Santander (Brasil) S/A e Aymoré Crédito, Financiamento e Investimento S/A. Belo Horizonte, 02 de setembro de 2020. Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Belo Horizonte e Região – Ramon Silva Peres – Presidente.

 

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com SP Bancários

 

Compartilhe: