Vários bancos cobram tarifas abusivas que fazem muitos trabalhadores perderem o sono e se escravizarem para pagar suas dívidas bancárias. Enquanto o banqueiro lucra, os bancários trabalham incessantemente e a população se afoga ainda mais em dívidas. Umas das reivindicações constantes do Sindicato dos Bancários de BH e Região é o fim da tarifas abusivas.

Acompanhe abaixo a relação das 20 tarifas permitidas pela CMN (Conselho de Moeda Nacional) e reivindique:

1. Cadastro: Ao abrir uma conta, o potencial correntista tem a sua identidade pesquisada, comprovando assim a idoneidade das informações apresentadas.
2. Renovação cadastro: Trata-se da atualização dos dados do cliente. Esta tarifa poderá ser cobrada até duas vezes ao ano.
3. Segunda via – cartão débito: Emissão de outra via do cartão bancário, sendo que, o motivo que leva essa solicitação, não é de responsabilidade do banco.
4. Segunda via – cartão poupança: Emissão de outra via do cartão bancário, sendo que, o motivo que leva essa solicitação, não é de responsabilidade do banco.
5. Exclusão CCF: Após solicitação, o nome do cliente é retirado do Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF).
6. Sustação/revogação: Solicitação de contra-ordem (ou revogação) e oposição (ou sustação) ao pagamento de cheque.
7. Folha de cheque: Confecção e liberação de folha de cheque, por unidade, além das dez folhas fornecidas gratuitamente todo mês.
8. Cheque administrativo: Emissão de cheque administrativo.
9. Cheque TB/TBG: Confecção e liberação de acordo com a solicitação de folha de cheque de transferência bancária.
10. Cheque visado: Registro e bloqueio do saldo em conta-corrente de depósito à vista correspondente ao valor do cheque.
11. Saque pessoal, Saque terminal e Saque correspondente: Saques que extrapolam o número permitido gratuitamente por mês.
12. Depósito identificado: Recebimento de depósito com informações sobre a identidade do depositante disponíveis para o favorecido.
13. Extrato mês: Movimentação de extratos além do número gratuito por mês.
14. Extrato movimento: Movimentação além do número permitido gratuitamente em um determinado período.
15. Microfilme: Liberação de cópia de microfilme, microficha ou assemelhado.
16. DOC/TED pessoal: Transferência de recursos por DOC ou TED.
17. DOC/TED agendado; Transferência de recursos por DOC ou TED em uma data previamente estabelecida.
18. Transferência de recurso: Transferência entre contas na própria instituição por auto-atendimento ou por formas eletrônicas, além do número gratuito permitido por mês.
19. Ordem de pagamento: Realização de ordem de pagamento.
20. Adiantamento depositante: Levantamento de informações e avaliação para concessão de crédito para cobertura de saldo devedor.

Em caso de dúvidas, consulte o Sindicato dos Bancários de BH e Região ou navegue pelo site do Banco Central.