capa

Bancários realizaram ato em frente a agências da CAIXA e do Itaú – Fotos: Alessandro Carvalho

 

Para denunciar os abusos do Itaú e os ataques à greve legítima da categoria, o Sindicato levou, nesta terça-feira, 4, a “Porta do Inferno” para a entrada da agência do banco localizada na avenida Olegário Maciel, 271, no centro de Belo Horizonte. Na unidade de trabalho, uma gerente vem desrespeitando o direito dos funcionários, que estão sendo pressionados a trabalhar. Também neste 29º dia de greve, um ato foi realizado em frente à agência Tupinambás da CAIXA, no centro da capital mineira.

alc_6206

Apesar das tentativas de intimidação dos bancos, a greve segue forte. Na base de Belo Horizonte e região, os trabalhadores resistiram às pressões e 69% das unidades de trabalho paralisaram suas atividades nesta terça.

Em todo o Brasil, o Itaú vem, de forma autoritária, tentando enfraquecer a mobilização dos trabalhadores, inclusive chamando a polícia para forçar a abertura de agências. Além disso, o banco segue como um dos mais intransigentes na mesa de negociação. E foi esta intransigência que levou a greve a chegar ao seu 29º dia.

Greve não caracteriza abandono de emprego

Para combater boatos e insinuações, o Sindicato reforça que a permanência em greve após o 30º dia de paralisação não caracteriza abandono de emprego.

Durante a greve, o contrato de trabalho fica suspenso. Como a participação no movimento não é considerada falta, logo também não autoriza dispensa por justa causa. É importante ressaltar, ainda, que não há nada, na lei, que determine que a greve só possa durar 30 dias.

Todos às ruas nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, 5 de outubro, o Sindicato realiza, a partir das 6h da manhã, concentração em frente ao prédio do Banco do Brasil na rua Rio de Janeiro, 750, no centro de Belo Horizonte. Um ato será realizado no mesmo local às 14h.

A participação de todas e todos é fundamental para intensificar a mobilização e pressionar a Fenaban.

Só a luta te garante.

 

Confira mais imagens desta terça-feira:

 

Compartilhe: