Queremos proposta decente! Em plenária virtual realizada nesta terça-feira, 25, bancárias e bancários de BH e Região repudiaram as propostas de retirada de direitos feitas pela Fenaban, pela CAIXA e pelo Banco do Brasil nas mesas realizadas até agora na Campanha Nacional 2020.

O presidente do Sindicato, Ramon Peres, falou aos participantes sobre as negociações com a Fenaban e criticou as justificativas dadas pelos bancos para atacar as conquistas da categoria.

“Os bancos não estão tendo prejuízo por causa da pandemia. Pelo contrário, conseguiram economizar milhões de reais com os custos de manutenção das unidades, com segurança e viagens. Por isso, é uma mentira a justificativa de que vivem um momento difícil para tirar direitos das bancárias e dos bancários”, destacou o presidente do Sindicato, Ramon Peres.

Da mesma forma, as diretoras do Sindicato e representantes de Minas Gerais nas negociações com a CAIXA e com o Banco do Brasil, Eliana Brasil e Luciana Bagno, falaram aos bancários que participaram da plenária sobre as duras rodadas de negociações específicas. Em todas as mesas, houve ataques a direitos conquistados nas últimas décadas.

Na rodada de negociação realizada com a Fenaban nesta terça, os bancos propuseram acordo de dois anos com reajuste zero para a categoria, seja nos salários, na PLR, no vale refeição ou na cesta alimentação. O Comando Nacional dos Bancários rejeitou mais esta proposta em mesa. Saiba mais aqui.

Durante a plenária, os trabalhadores discutiram estratégias de mobilização e os próximos passos a serem tomados para pressionar os banqueiros e as direções dos bancos públicos. Foi destacada a importância da participação de todas e todos nas ações organizadas pelos sindicatos para aumentar o alcance da Campanha Nacional.

Uma nova negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban está agendada para esta quarta-feira, 26 de agosto, com mais mobilização virtual da categoria usando a hashtag #BancosExploram. Além disso, uma assembleia está prevista para a quinta-feira, 27 de agosto, sobre a qual o Sindicato irá divulgar mais informações em breve.

Fique atento

Para não perder notícias sobre a Campanha Nacional, siga o Sindicato também pelo Facebook, pelo Instagram e pelo Twitter.

 

 

Compartilhe: