O prazo para responder ao II Censo da Diversidade vai até esta sexta-feira, dia 9 de maio. O calendário foi ampliado após solicitação dos representantes dos bancários na última reunião com a Fenaban, quando o Grupo de Trabalho (GT) do Censo constatou a baixa participação da categoria na pesquisa.

Até o dia 15 de abril, cerca de 95 mil bancárias e bancários haviam respondido o questionário, o que representa 19,67% do universo de 486 mil funcionárias e funcionários de 7 bancos públicos (BB, CAIXA, Banco da Amazônia, Banestes, Banrisul, BNB e BRB) e 11 bancos privados (Bradesco, Citibank, Fibra, HSBC, BIC Banco, Itaú, Mercantil, Santander, Safra, Votorantim e Topázio).

As informações do II Censo são importantes para construir mecanismos de combate às discriminações existentes dentro dos bancos e para traçar políticas para enfrentar as desigualdades de gênero, raça, orientação sexual e de trabalhadores com deficiência.

O II Censo foi uma conquista obtida na mesa de negociações da Campanha Nacional 2012, com preparação em 2013 e efetivação em 2014. Por isso, é fundamental que toda a categoria responda ao questionário, que está disponível no hotsite http://www.febraban-diversidade.com.br/

Responda no banco, em casa ou pelo celular

Todos os bancários, inclusive os licenciados por motivos de saúde, maternidade e mandato sindical, que estão na base de cadastro da RAIS, podem e devem participar da pesquisa.

O processo é rápido e seguro, as respostas são sigilosas e confidencias. O bancário pode responder no local de trabalho, em casa ou pelo celular. O preenchimento não leva mais que oito minutos em média.

A exigência de CPF, data de nascimento ou matrícula completa permitem a entrada segura no sistema, com a certificação de que o acesso é feito somente por bancários. O sistema está criptografado, o que significa que não há como rastrear individualmente os CPFs ou matrículas, não havendo risco de vazamento de informações.

Não deixe o questionário pela metade

Foi detectado, também, que muitos bancários começam a responder às perguntas mas, por motivos diversos, não concluem o questionário. Neste caso, é urgente retornar ao sistema e finalizar o processo para que as informações sejam contabilizadas. O questionário apresenta um total de cinco páginas.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf – CUT

Compartilhe: