Tomaram posse nesta quarta-feira, 24 de setembro, na sede do Sindicato, cerca de 50 representantes sindicais de base do Banco do Brasil. Os delegados, que irão representar os funcionários nas unidades de trabalho do BB na base do Sindicato, foram eleitos em votação realizada entre os dias 25 e 28 de agosto.

O representante sindical de base, também chamado de Delegado Sindical, exerce papel fundamental na organização de bancárias e bancários nos locais de trabalho. Nos vários temas do cotidiano dos funcionários, o representante atua juntamente com o Sindicato na mediação de conflitos e divulgando assuntos de interesse da categoria.

Entre as atribuições do representante de base estão denunciar a extrapolação da jornada de trabalho, organizar ações contra as metas abusivas, lutar juntamente com o Sindicato contra a sobrecarga de trabalho, fiscalizar a realização de cursos e treinamento, denunciar o assédio moral, comunicar as reivindicações da categoria ao Sindicato e informar colegas sobre as ações da entidade.

Para o funcionário do Banco do Brasil e diretor do Sindicato, José Adriano, é fundamental a participação dos representantes de base no dia a dia das unidades de trabalho. “O delegado é essencial para que as demandas e problemas cotidianos que ocorrem nas agências cheguem ao Sindicato. É também essencial a mobilização e participação de todos durante a Campanha Salarial para que possamos fortalecer nossa luta e chegar a mais uma grande vitória”, afirmou.

Compartilhe: