Em reunião realizada no dia 12 de setembro, os representantes dos funcionários do Itaú novamente debateram com o banco e os representantes da Fundação, o Plano 002 da Fundação Itaú Banco.

No inicio da reunião,  a Fundação reconheceu os impactos da medida adotada em Abril/12, quando foi cancelado o desconto de 90% nas contribuições e informou que após várias analises atuariais e reivindicações dos representantes dos participantes e assistidos retornará o provisoriamente, a partir de setembro corrente, a contribuição mensal na base de 10%. A medida se justifica em função das evidências da possibilidade da manutenção de um plano de custeio menor, garantindo assim a contribuição dos participantes em patamares menores.

A Fundação informou ainda que está contratando uma consultoria externa e independente para obter uma segunda opinião das condições atuariais do plano, a fim de confirmar tais evidências, elaborando um novo plano de custeio que será submetido aos conselheiros do plano 002 para implementação imediata.
 
Os representantes dos participantes e assistidos reivindicaram ainda que, após a implementação do novo plano de custeio, seja realizada uma avaliação da possibilidade de retorno dos participantes que, devido ao aumento ocorrido em abril/2012, não puderam continuar no plano.

A manutenção dos descontos nas contribuições com a elaboração de um novo plano de custeio, além da possibilidade de retorno dos participantes que saíram, representa uma importante vitória dos funcionários, aposentados, ex-funcionários (auto-patrocinados) que demonstraram à fundação e ao banco as dificuldades geradas pela medida adotada em abril/2012.
 
Ficou agendada para o final de outubro, uma nova reunião com os representantes dos participantes (grupo de acompanhamento) em que será apresentado o resultado da consultoria externa contratada. Este grupo formado pelos representantes dos participantes Ramon Peres, Cléber Wolbert e Messias Caetano farão o acompanhamento sistemático da situação do plano através de reuniões periódicas com a Fundação.

Os funcionários foram representados pelos bancários Ramon Peres (SEEB-BH COE Itaú Unibanco), Cléber Wolbert (SEEB-BH Coe Itaú Unibanco), Messias Caetano (SEEB-BH e Diretor de Aposentados).

 

Representaram o banco e a Fundação, Arnaldo Serighelli (Superintendente de Previdência Complementar); Reginaldo Camilo (Superintendente de Finanças); Marco Aurélio (Superintendente de Relações Sindicais); Romualdo Garbos (Gerencia de Relações Sindicais) e Carlos Ramiro (Gerente Regional da Fundação Itaú Banco).

Compartilhe: