O Comando Nacional dos Bancários e a Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa) voltam a se reunir com a CAIXA nesta segunda-feira, 19, em Brasília, para a segunda rodada de negociação específica da Campanha Nacional 2013. A empregada da CAIXA e diretora Cultural do Sindicato, Eliana Brasil, representa a entidade na reunião.

Estarão em discussão as reivindicações sobre Funcef, aposentados, segurança bancária e representação dos empregados, podendo ainda entrar outros itens da pauta específica e da mesa de negociações permanentes.

Os representantes dos empregados irão cobrar o fim do voto de Minerva nas instâncias da Funcef, assim como o reconhecimento, por parte da CAIXA, do CTVA como verba salarial para fins de aporte à Fundação aos que permanecerem no REG/Replan não-saldado e aos que saldaram. Também será reivindicado, no item Funcef, o fim da discriminação e o direito do pessoal do REG/Replan migrar para o PCS 2008 e PFG 2010.

No quesito da segurança bancária, uma das demandas é a retomada da implantação do modelo “Agência Segura”, além da abertura de agências apenas com a aprovação do plano de segurança pela Polícia Federal. Outro ponto em destaque é a elevação do valor da indenização por assalto/sinistro para o equivalente a 100 salários mínimos calculados pelo Dieese.

A segunda rodada inclui ainda questões relativas aos aposentados e o item da representação dos empregados.

Outras datas do calendário de negociações específicas na CAIXA serão definidas de acordo com o andamento da campanha deste ano.

Até agora, Comando e CAIXA realizaram uma rodada específica, no último dia 9, quando foram debatidos temas como saúde e condições de trabalho, sem o registro de qualquer avanço, o que mais uma vez frustrou os empregados e suas entidades representativas.

Dia Nacional de Luta

Na próxima quinta-feira, dia 22, os empregados da CAIXA realizam um Dia Nacional de Luta e irão reforçar as manifestações com passeatas da categoria bancária em todo o país, como parte do calendário de mobilização da Campanha 2013. O Sindicato realizará concentração na Praça Sete, na região central de Belo Horizonte, a partir das 17h.

As mobilizações na CAIXA foram aprovadas pelo 29º Congresso Nacional dos Empregados (Conecef), realizado entre os dias 17 e 18 de maio, em São Paulo. Já a data dos protestos em 22 de agosto foi definida em reunião do Comando Nacional.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT e Fenae

Compartilhe: