SegundoPainel1_29jul

Dando continuidade aos trabalhos do 1º Seminário Nacional do Sistema Financeiro e Sociedade, delegadas e delegados da 18ª Conferência Nacional participaram de um segundo painel na tarde desta sexta-feira, 29. A presidenta do Sindicato, Eliana Brasil, integrou a mesa, que foi coordenada pelo presidente da Contraf-CUT, Roberto Von der Osten.

Com o tema “Novas Ofensivas aos Direitos dos Trabalhadores”, foram abordadas as ameaças trazidas pelo projeto neoliberal do governo interino de Michel Temer, que privilegia os interesses dos setores mais ricos da sociedade em detrimento da classe trabalhadora e dos mais pobres.

O painel contou com exposições de Ricardo Lodi, que é professor de Direito Tributário da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e de Bernardo Mançano, doutor em Geografia Humana, com atuação nas áreas de geografia agrária e movimentos sociais.

Ricardo Lodi realizou um panorama sobre os movimentos políticos do Brasil nos últimos meses e dos verdadeiros interesses em jogo. Já Bernardo Mançano tratou da questão da pequena agricultura e do enfrentamento ao poder das grandes empresas, destacando o desmonte, promovido por Temer, de políticas sociais e inclusivas que haviam sido construídas nos últimos anos.

Os dois palestrantes explicaram que o governo interino chegou ao poder com objetivos claros. Neste cenário, marcado pelo conservadorismo e pela lógica privatista para assegurar os interesses do mercado, os trabalhadores serão aqueles que terão seus interesses contrariados. Em suas falas, ressaltaram a importância da organização e da reflexão por parte da classe trabalhadora para construir a resistência em defesa de seus direitos.

SegundoPainel2_29jul

SegundoPainel3_29jul

Compartilhe: