Fotos: Arquivo Sindicato

O Sindicato percorreu, na manhã desta quinta-feira, 22, diversas agências bancárias da região central de Belo Horizonte para convocar, com alegria e espírito de mobilização, bancárias e bancários para a grande passeata da categoria que será realizada neste Dia Nacional de Luta. A concentração ocorre na Praça Sete a partir das 17h e todos estão convidados a se unir à manifestação.

A categoria irá às ruas para exigir que os bancos respeitem seus direitos e atendam às justas reivindicações aprovadas na 15ª Conferência Nacional dos Bancários e referendada nos sindicatos.

No dia 1º de agosto, o Sindicato lançou a Campanha Nacional dos Bancários 2013 em Belo Horizonte. A concentração foi realizada a partir das 11h em frente à agência do Itaú da rua Rio de Janeiro, 471, no centro da capital. Durante o ato, o Sindicato reafirmou a importância da mobilização da categoria para vender a intransigência dos banqueiros e das direções dos bancos federais e informou a população sobre os desafios a serem enfrentados pelos trabalhadores bancários na campanha salarial deste ano.

A pauta de reivindicações de 2013 propõe reajuste salarial de 11,93% (aumento real de 5% mais a inflação projetada do período), elevação do piso salarial ao valor do salário mínimo do Dieese (R$ 2.860,21), PLR de três salários mais R$ 5.553,15, defesa do emprego, fim da terceirização e combate às metas abusivas e ao assédio moral, entre outros.

Para o presidente do Sindicato, Cardoso, as primeiras negociações deixaram claro que os banqueiros, mais uma vez, irão endurecer o jogo na mesa de negociação e fazer de tudo para não atender as reivindicações da categoria. “Por isso, todo mundo tem que ir pra rua e mostrar para o banqueiro e as direções dos bancos federais que estamos mobilizados para enfrentar a intransigência dos patrões. Chame o seu amigo, o seu colega de trabalho e vamos juntos somar forças e mostrar o nosso poder de mobilização. Vem pra rua, bancária. Vem pra rua, bancário. Porque juntos somos mais”, frisou.

GRANDE PASSEATA DOS BANCÁRIOS

Dia: 22 de agosto, quinta-feira.
Horário: concentração a partir das 17h.
Local: Praça Sete, no centro de Belo Horizonte.

Calendário de luta da Campanha Nacional 2013

Agosto
22 – Dia Nacional de Luta, com passeatas dos bancários
23 – Segunda rodada das negociações específicas do Banco do Brasil
26 e 27 – Terceira rodada de negociações entre Comando e Fenaban
28 – Dia do Bancário, com atos de comemoração e de mobilização
29 – Terceira rodada de negociação específica entre Comando e BB
30 – Dia Nacional de Mobilização e Paralisação das centrais sindicais pela pauta da classe trabalhadora

Setembro
3 – Previsão de votação do PL 4330 da terceirização na CCJC da Câmara

Compartilhe: