Em 2015, o Sindicato dos Bancários de BH e Região promove a 22ª edição de seu conhecido Carnaval Sem Aids/DST. A edição deste ano conta com ações educativas nas cidades de Belo Horizonte, Sete Lagoas e Itaúna e busca reforça a importância da prevenção e do diagnóstico no combate à Aids e a outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

As atividades da capital mineira contam com a apresentação de esquetes teatrais educativos nas agências bancárias e escolas parceiras do projeto. Nesta segunda-feira, 9, o Sindicato visitou diversas unidades de trabalho juntamente com a Cia dos Aflitos, que realizou as apresentações.

Já nesta terça-feira, 10, mais uma vez o Bloco do Pirulito irá desfilar por ruas da região central de Belo Horizonte levando alegria e informação à população, com a distribuição de kits com preservativos e folderes.

O Bloco se concentrará em frente à sede do Sindicato, na rua Tamoios, 611, e desfilará até a praça Sete, onde será realizado um grande carnaval com presença da Corte Real Momesca de Belo Horizonte. Também participarão do carnaval a bateria show Acadêmicos de Venda Nova e representantes da Unidos da Tijuca/RJ.

Em Sete Lagoas, o projeto Carnaval Sem Aids/DST se concentrará, no dia 11 de fevereiro, na Praça JK, com barracas que oferecerão orientações à população sobre Aids e outras DSTs, dengue e febre chikungunya, saúde bucal, exploração sexual de crianças e adolescentes e hidratação, além de aferição de pressão arterial. No mesmo dia, também ocorrem apresentações de esquetes teatrais educativos e a distribuição de kits preventivos nas agências bancárias da cidade.

A programação se encerra no dia 12 de fevereiro no município de Itaúna, onde também serão realizadas apresentações de esquetes teatrais educativos nas agências bancárias. Já à noite, o Bloco do Pirulito se concentrará juntamente com o Bloco Pau de Gaiola na Praça da Lagoinha, onde também será realizada a eleição da Garota Pirulito.

Chegando à sua 22ª edição, o Carnaval Sem Aids/DST sempre teve como principal objetivo chamar a atenção para temas ligados ao HIV e acompanhou o processo de evolução da prevenção e dos tratamentos no Brasil. O projeto teve início em 1994, quando, inspirado no exemplo de artistas franceses que “vestiram” um monumento de Paris um ano antes, o Sindicato dos Bancários cobriu o Obelisco da Praça Sete, popularmente conhecido como Pirulito, com uma “camisinha gigante”.

Desde então, o Sindicato dos Bancários de BH e Região realiza o seu Carnaval e leva o Bloco do Pirulito às ruas todos os anos. O projeto já faz parte do calendário oficial do carnaval de Belo Horizonte e mantém-se vivo como importante instrumento na luta contra a Aids, as DST e o preconceito enfrentado por portadores do vírus HIV.

Para o diretor de Cultura do Sindicato, Jerry Adriane, o tempo tem comprovado a importância do projeto. “Ao longo desses 22 anos, o Carnaval Sem Aids/DST evoluiu com a sociedade. Priorizando a prevenção, ao levar informação sobre as doenças sexualmente transmissíveis à população, o projeto tem contribuído para a educação sexual de jovens e adultos, superando preconceitos e valorizando a vida”, afirmou.

Acesse também o site: http://www.carnavalsemaids.com.br/

Confira a programação completa:

Belo Horizonte

– Apresentação de esquetes teatrais educativos nas agências bancárias e escolas parceiras do projeto em Belo Horizonte e região.

10 de fevereiro – terça-feira – Desfile do Bloco do Pirulito.
Concentração: Rua Tamoios, 611 – Centro/BH

16h – Abertura do Bar do Pirulito.

A partir das 17h – Ensaio geral do samba-enredo e desfile do Bloco do Pirulito.
Participações especiais: bateria show Acadêmicos de Venda Nova, Corte Momesca BH e Unidos da Tijuca/RJ.

Sete Lagoas

11 de fevereiro – quarta-feira
Concentração: Praça JK.

10 às 15h – Barracas com orientações sobre dengue e febre chikungunya, saúde bucal, DST/AIDS, exploração sexual de crianças e adolescentes e hidratação. Apresentações de esquetes teatrais, aferição de pressão arterial e distribuição de kits preventivos (folder + preservativo).

11 às 13h – Apresentações de esquetes teatrais educativos e distribuição de kits preventivos (folder + preservativo) nas agências bancárias de Sete Lagoas.

Itaúna

12 de fevereiro – quinta-feira

11 às 13h – Apresentações de esquetes teatrais educativos e distribuição de kits preventivos (folder + preservativo) nas agências bancárias de Itaúna.

A partir das 19h –  Concentração na Praça da Lagoinha e desfile do Bloco do Pirulito em conjunto com o Bloco Pau de Gaiola. Concentração: Praça da Lagoinha.

Samba Enredo 2015

Composição: Enilson Nascimento (RJ)
Interpretação: P.Sé Diminuta

Bobeou, Dançou
Ninguém pode vacilar!
A Aids não avisa
Quando o bicho vai pegar!

Maravilhoso é viver
tão gostoso é amar
use sempre a camisinha
o ?pirulito? vem alertar

não tem malandro, nem herói
quem ama cuida… não destrói
quem não acredita? pode acreditar
o melhor remédio
é prevenir pra não chorar!

faça o teste, levante esse astral
se liga juventude
com o ?pirulito? nesse carnaval!

 

Compartilhe: